Extensão do Chrome pausa vídeo do YouTube quando você não está prestando atenção

Por Ares Saturno | 28 de Maio de 2018 às 18h50

Em tempos de multitarefa, lançaram uma extensão do Google Chrome chamada FacePause que rastreia seu rosto enquanto você assiste a vídeos no YouTube, e pausa o conteúdo no momento em que você não estiver olhando para a tela. A ideia foi desenvolvida por Mattias Hemmingsson, e por mais que se pareça com o comportamento de alguém muito mimado, o projeto tem como objetivo explorar as possibilidades que a API FaceDetector é capaz de trazer às extensões do Chrome. "Eu não confio na minha webcam", diz Hemmingsson. "Eu não confio no YouTube ou na Google, então veja isso mais como um experimento da nova tecnologia do que um produto para uso cotidiano", disse ele.

Caso você esteja interessado em experimentar essa incrível e assustadora possibilidade, basta baixar a extensão do FacePause para o Google Chrome. Também será necessário ativar os recursos Experimental Web Platform do Chrome, o que pode ser feito por meio da URL chrome://flags/#enable-experimental-web-platform-features. Em seguida, basta reiniciar seu browser e escolher um vídeo no YouTube. A extensão perguntará se pode ter acesso à sua câmera para monitorar sua atenção.

Provavelmente não é algo que você vá querer manter instalado no seu computador, como o próprio desenvolvedor já previa. Mas é interessante olhar como a tecnologia já é capaz de entender se nossos olhos estão atentos ou não a um conteúdo na web. Entretanto, se você quiser ver o FacePause em atuação mas não quer abrir mão dos resquícios da sua privacidade para isso, veja o vídeo abaixo, demonstrando a extensão em funcionamento:

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Fonte: Gizmodo

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.