Dicas para deixar o Google Chrome mais rápido

Dicas para deixar o Google Chrome mais rápido

Por Ariane Velasco | 16 de Março de 2015 às 10h25

Quando o Chrome surgiu, pegou o mundo de surpresa com um navegador leve, de visual limpo e bastante funcional. Suas características mudaram o mercado de browsers e hoje é possível ver traços do navegador do Google em basicamente todos os concorrentes do setor.

Entretanto, com o passar do tempo, algumas coisas mudaram e talvez o aplicativo não esteja tão mais ágil quanto já foi um dia. Além das questões técnicas, alheias à vontade do usuário, há ainda uma série de questões ligadas a como você utiliza o navegador que podem influenciar no desempenho dele.

Neste tutorial estão uma série de dicas, algumas bem simples, outras mais avançadas, para você aplicar e deixar o Google Chrome rápido novamente. Fique atento aos passos indicados neste tutorial e depois não deixe de relatar sua experiência nos comentários deste artigo.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Desativando/removendo extensões

Uma dica importante para manter a saúde do navegador em dia é desativar ou até mesmo desinstalar uma extensão que você não usa mais. Na barra de endereços, digite about:extensions e então pressione a tecla Enter para acessar a tela de complementos.

Lá, você vai ver todas as extensões que você instalou. Verifique se há alguma desnecessária ou pouco utilizada e desmarque a opção “Ativada” para desabilitá-la.

Se você quiser remover completamente a extensão, basta clicar no ícone em forma de lixeira e depois confirmar a exclusão.

Google Chrome mais rápido: desative extensões que não estejam sendo usadas (Captura de tela: Ariane Velasco)

Desabilitando plugins

O funcionamento automático de plugins desnecessários também pode deixar o Google Chrome mais lento. No entanto, é possível configurar o navegador para que sejam exibidos avisos perguntando se você deseja ativar os plugins quando o uso deles for necessário.

Para isso, basta acessar as configurações do Chrome e, em "Privacidade e segurança", selecionar "Configurações de conteúdo". Por fim, é só clicar no nome de cada plugin e ativar a opção "Perguntar primeiro".

Clicando no nome de cada plugin, você também pode desabilitá-lo em alguns sites específicos. No entanto, vale lembrar que é importante ficar atento ao plugin que você desativa, pois ele pode interromper algum recurso do seu navegador. Caso você desative algo e isso dê algum problema, não se assuste, basta retornar a esta tela e reativá-lo.

Ative os plugins ou desative-os sempre que necessário (Captura de tela: Ariane Velasco)

Removendo dados de navegação

Você já desabilitou plugins, removeu extensões e deve ter percebido que, para deixar o navegador mais ágil, uma faxina pode ajudar. Então, o passo seguinte é remover alguns dados de navegação. Quando você acessa a internet, muitos sites salvam arquivos de imagem, por exemplo, em seu PC, de modo a facilitar o carregamento da página em uma nova visita.

Entretanto, essa prática acaba sobrecarregando o browser, então nada melhor do que apagar algumas informações.

Utilize o atalho Ctrl + Shift + Del no seu teclado para abrir a tela de limpeza de dados de navegação.

Os dados de navegação podem deixar o Google Chrome mais lento (Captura de tela: Ariane Velasco)

Lá, você vai definir o que será apagado e de qual período de uso serão tais informações. Vale lembrar que esse procedimento não é estritamente necessário, então analise o que vale a pena apagar. Apagar itens como “Histórico de downloads”, “Cookies e outros dados de sites e de plug-in” e “Imagens e arquivos armazenados em cache” são as opções mais básicas.

Dados como “Histórico de navegação”, “Senhas” e “Preenchimento automático dos dados do formulário” podem tornar sua navegação menos prática, especialmente para acessar páginas e serviços utilizados com mais frequência.

Usando a Google Cleanup Tool

A Google Cleanup Tool (ou ferramenta de limpeza do Google) pode ajudar a remover arquivos e dados desnecessários para deixar o Google Chrome mais rápido, além de remover pop-ups e malwares (o que é fundamental para a segurança de suas informações).

Para usar a ferramenta, basta clicar no ícone de três pontos (no canto superior direito da tela) e, depois, acessar o menu "Configurações". Depois, em "Avançado", seguido de "Limpe o computador".

Por fim, basta clicar em "Buscar", ao lado de "Encontrar software nocivo" e deixar que o Google Chrome encontre conteúdo que possa ser deletado.

O Google Cleanup Tool não precisa de instalação (Captura de tela: Ariane Velasco)

Pronto. Depois das mudanças acima, o Google Chrome poderá começar a funcionar mais rápido.

Você já tentou algumas dessas mudanças? Compartilhe sua experiência com a gente nos comentários.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.