Veja como melhorar a qualidade dos videos em Flash no Google Chrome

Por Pedro Cipoli

O Google Chrome é uma das melhores opções de navegadores que temos atualmente, tendo não só uma velocidade acima da média, sendo também bastante amigável para o usuário. Entre as vantagens deste navegador, temos alguns recursos já embutidos na instalação padrão que eliminam a necessidade plugins externos – mas esta qualidade resulta também em problemas muito mais frequentes do que em outros navegadores. Pelo menos no caso do Flash Player.

Quem já passou um bom tempo utilizando diferentes navegadores já reparou que o número de falhas do Shockwave Flash no Chrome é muito maior do que em outros browsers, como o Firefox ou mesmo o Internet Explorer. Há duas soluções um pouco fora do convencional para resolver isso: desabilitar o Flash completamente ou habilitar o carregamento do plugin sob demanda.

Desabilitando o Flash

Se você deseja seguir esta opção, basta ir até a barra de endereços, digitar "chrome://plugins" (sem as aspas) e em seguida clicar em "Desabilitar", logo abaixo de "Adobe Flash Player". Mas com isso criamos um problema: boa parte do conteúdo de vários sites – o Youtube em especial – utiliza Flash, e embora o HTML5 esteja ganhando espaço rapidamente, ainda vai demorar bastante tempo até abandonar definitivamente o Flash Player.

Plugins do Google Chrome

Habilitando o carregamento do plugin sob demanda

A segunda solução é habilitar o Flash sob a forma "on-demand", carregando-o somente quando for necessário em vez de bloqueá-lo completamente. Novamente na aba de endereços, digite "chrome://settings" e no final da página clique em "Configurações avançadas". Em seguida, no menu "Privacidade", clique em "Configurações de conteúdo" e role a janela que abrir até chegar em "Plugins".

Habilitação para rodar sob demanda

Se o navegador estiver com as configurações originais, a opção "Executar automaticamente (recomendado)" estará marcada, e para o carregamento sob demanda é necessário marcar a opção "Clique para reproduzir". E pronto! A partir de agora os vídeos só serão carregados quando você quiser, fazendo com que o Chrome apresente um número muito menor de erros.

Clique para rodar

Dica para quem deseja ir mais além

Quer fazer algo mais refinado? Afinal, habilitar o Flash em todos os lugares a toda hora pode se tornar um trabalho maçante. Ainda dentro de "Plugins", basta clicar em "Gerenciar exceções" e escolher em quais sites você deseja habilitá-lo sob demanda, como mostrado abaixo:

Exceções
Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.