Saiba o que é a Tor e como essa rede garante o seu anonimato na Web

Por Dimitri Pereira

O Tor é um programa que protege a identidade e a privacidade de seus usuários enquanto eles estão online na Internet. O nome Tor vem das iniciais de um projeto chamado "The Onion Router" e foi uma ideia inicial do Laboratório de Pesquisa Naval dos Estados Unidos. Esse projeto recebeu o apoio da Electronic Frontier Foundation (EFF), que é uma das organizações que se dedica à defesa dos direitos da Internet mais conhecidas do mundo. É um software de código aberto e está constantemente associado à Deep Web, que é a parte da Internet de conteúdo suspeito não indexado.

O Tor foi concebido em setembro de 2002 e foi elaborado para fazer com que inúmeras pessoas permaneçam anônimas na Internet a partir de sua linguagem de programação C, que permite isso. Ultimamente ele tem conquistado milhares de novos usuários de todo o mundo interessados em manter suas informações protegidas.

Como o Tor funciona:

Quando você já tem o Tor instalado em seu computador, ele oculta a sua identidade na rede e impede que qualquer interessado visualize as suas tarefas. Isso acontece graças a um complexo mecanismo que utiliza uma rede de transmissão de dados que passa por inúmeras máquinas.

Por exemplo: ao enviar uma mensagem para alguém, essa mensagem terá que passar não só por um, mas vários PCs até que chegue ao seu destinatário. Esse processo dificulta o acesso a um computador específico e confunde terceiros que estão interessados em invadir a sua privacidade e violar as suas informações.

Como o Tor garante o seu anonimato:

Além de confundir terceiros mal intencionados pelo complexo esquema da rede de máquinas, o Tor ainda é capaz de mascarar os seus endereços de IP e bloquear as tentativas de hackers de acessarem o seu PC.

Quem utiliza esse programa ainda pode ter mais uma vantagem muito útil, que é a possibilidade de esconder a sua localização. O Tor não permite que as páginas acessem informações pessoais de seus usuários. Ele já as bloqueia antes que você peça.

O Tor é sem dúvida nenhuma um competente programa para dificultar e impedir o acesso de criminosos aos seus dados, Porém nada na Internet é 100% seguro. Ele esconde o seu IP e a sua localização com o intuito de manter sua identidade anônima, mas é necessário saber que a melhor solução ainda é unir prevenção e instrução. Por isso, de nada adianta ficar escondido na Internet enquanto navega de forma inconsequente. Então, certifique-se de usar senhas fortes, a verificação em duas etapas nas sua contas, não fazer compras em sites desconhecidos, etc.

Faça o download do Tor:

O Tor Browser está disponível para Windows, Mac OS X e Linux e oferece suporte em vários idiomas como português, inglês, espanhol, alemão, italiano e francês.

Veja as opções de download do Tor Browser aqui.