Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chrome testa retorno de função que otimiza o agrupamento de guias

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Setembro de 2021 às 11h50

Link copiado!

Tati___Tata/Visualhunt
Tati___Tata/Visualhunt
Tudo sobre Google

O recurso de agrupar guias do Chrome não é exatamente novo, mas passa por alguns testes constantes para ser ainda mais eficaz. Em janeiro, a companhia lançou-o na versão para Android do navegador, mas ele poderia ser desativado com um sinalizador nas funções experimentais do app. Na versão 91, contudo, o Google removeu essa flag, o que deixou a comunidade de usuários insatisfeita.

Agora, depois de muito choro e feedbacks negativos, a empresa finalmente resolveu retornar com a opção e fazer outras mudanças na forma como os grupos de guia funcionam. A principal novidade é que os links configurados para abrir automaticamente em uma nova guia não criaram mais um grupo — em vez disso, a página será aberta em separado.

Continua após a publicidade

A segunda alteração foi a adição do item "Abrir em nova guia" no menu de contexto, que só aparece após o usuário pressionar algum link por um tempo (o equivalente ao botão direito do mouse nos celulares). Na versão mais recente do Chrome, novos links só podem ser abertos em um grupo, mas na Beta dá para escolher entre uma das duas opções.

Segundo o Google, a ideia é evitar a criação de grupos desnecessários enquanto ocorre a navegação, o que poderia tornar a experiência mais confusa em vez de facilitá-la. Você ainda pode criar um grupo de guias ao arrastá-las e soltá-las no alternador ou ao selecionar a opção "Abrir em nova guia no grupo", no menu de contexto.

Para experimentar a novidade, basta fazer o download da versão mais recente do Chrome Beta para Android na Play Store. A equipe de suporte do navegador afirma ser necessário deixar o app aberto por cinco minutos e depois reiniciá-lo para que as alterações sejam implementadas.

Por enquanto, não há previsão de quando isso deve chegar na versão estável do app para celulares. O jeito é torcer para que não leve muito tempo, afinal a organização de guias é algo fundamental, independentemente se for no celular ou no computador.

Continua após a publicidade

Fonte: Google