Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chrome Beta começa a oferecer suporte ao Google Lens no desktop

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Setembro de 2021 às 09h07

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech
Tudo sobre Google

O Google Lens, popular recurso para celulares, está próximo de chegar como recurso oficial do Chrome para Desktop. A versão beta 94 já possui um sinalizador que mostra a possibilidade de pesquisar a tela, o que pode iniciar uma nova era de pesquisas nos computadores e notebooks.

Já disponível para Chrome no Android, o recurso permite a realização de uma pesquisa de imagens ou busque texto em fotos de forma inteligente. Quando o sistema não encontra o resultado esperado, ele direciona para a busca padrão por imagens similares. Nos celulares, ele usa a câmera do smartphone para escanear o conteúdo graças a uma tecnologia que combina visão computacional, aprendizado de máquina e o gráfico de conhecimento do Google.

Continua após a publicidade

Você pode tirar foto de um objeto ou animal e o Lens vai apresentar os resultados da busca relacionados aquilo, como uma loja onde vende o produto, informações do fabricante ou fotos de coisas similares. No desktop, a premissa deve ser a mesma, apenas trocando a câmera do aparelho por um print de tela ou uma fotografia: o Lens vai escanear aquilo e apresentar resultados relacionados ao que identificar.

Como ativar o Google Lens no desktop

Primeiramente, lembre-se que é o recurso ainda está em fase experimental, portanto pode apresentar falhas. Siga os passos abaixo para ativar o Google Lens para desktop:

Passo 1: Após baixar a versão mais recente do Canary ou Beta, clique na barra de endereços e digite o código: chrome://flags/#enable-lens-region-search

Continua após a publicidade

Passo 2: No recurso que aparecer, você vai clicar no menu deslizante e mudar de "Default" para "Enabled";

Passo 3: Reinicie o navegador e o recurso estará habilitado.

Como pesquisar com o Google Lens

Continua após a publicidade

Feito os passos anteriores, você conseguirá ativar a pesquisa do Lens: basta clicar com o botão direito do mouse em qualquer lugar da tela e escolher a opção "Search part of the page with Google Lens".

Aí é só você arrastar com o mouse a região a ser pesquisada, que pode ser textos, imagens estáticas, vídeos e GIFs. O Google Lens fará uma espécie de captura de tela e entregará resultados nas imagens similares em uma nova guia.

No exemplo abaixo, o Canaltech selecionou o nome de um aparelho celular e o Lens retornou prints de modelos da mesma fabricante no Google Imagens, afinal o modelo ainda não foi lançado oficialmente. Confira:

Continua após a publicidade

Os desenvolvedores incentivam o usuário a testar a ferramenta enquanto navegam e fazem compras na web no navegador Chrome, pois poderá mostrar ofertas em lojas parceiras do Google Shopping.

Está assistindo ao seu influenciador favorito e quer saber qual é a cadeira gamer que ele usa? Clique com o botão, selecione a área e deixe o Lens fazer o trabalho. Viu uma propaganda de carro e não conseguiu anotar o nome dele? Escaneie a foto e receba as informações obtidas na busca do Google.

Alguns usuários do Chrome 93 conseguiram acessar o recurso ao ativar o sinalizador, mas não funciona corretamente. Até o momento, o Lens pode ser ativado apenas nas versões mais recentes do Chrome Canary e no Chrome Beta, o último passo antes da ampla disponibilização. Para quem usa a versão estável, o jeito é aguardar mais um pouco.

Continua após a publicidade

Fonte: TechDowns