Atualização do Firefox para iOS traz um montão de novidades no iPhone e iPad

Por Eduardo Hayashi | 18 de Abril de 2018 às 14h38
Tudo sobre

Mozilla

Parece que o recente escândalo envolvendo o uso indevido de dados de usuários do Facebook pela Cambridge Analytica também está motivando as desenvolvedoras de navegadores a priorizarem cada vez mais a privacidade na web. E a Mozilla acaba de lançar uma atualização que torna padrão o modo de proteção de rastreamento do Firefox para iOS.

Ou seja: a partir desta quarta-feira (18), os donos de iPhone e iPad que uitilizam o Firefox terão todos os seus dados protegidos pelo sistema de navegação anônima, que é reponsável por bloquear o acesso aos dados e históricos de navegação, comumente utilizados por empresas publicitárias para direcionar anúncios em sites com base nos interesses pessoais do usuário.

Embora a função agora esteja ativada por padrão, ainda é possível desativá-la manualmente ou até mesmo definir exceções para páginas consideradas confiáveis.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Novidades para o Firefox no iPad

Além da função de modo anônimo para todos, a atualização da versão de iPad conta com três recursos novos, incluindo o de reorganização de abas, compartilhamento de links a partir do comando de "arrastar e soltar" (drag-and-drop) e a adição de novos atalhos para teclado.

A reorganização de abas funciona de forma muito semelhante à do navegador desktop, permitindo que o usuário reposicione a ordem das guias com uma pressionada longa no item desejado.

Função de reorganização de abas no iPad (GIF: Mozilla)

No caso do envio de URLs para outros aplicativos, o recurso funciona no modo Multitarefa do iPad, facilitando que páginas abertas no Firefox sejam compartilhadas a partir de outros aplicativos com um simples gesto de arrastar e soltar.

Função de compartilhamento de links com outros apps (Imagem: Mozilla)

Por fim, temos os novos atalhos: o navegador agora possibilitará uma série de teclas de funções voltadas para usuários que utilizam teclados externos no tablet da Apple. Confira a lista completa na imagem abaixo:

(Imagem: Mozilla)

Para conferir com mais detalhes as novidades da atualização, acesse a publicação no blog da Mozilla.

Fonte: 9To5Mac via Mozilla

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.