Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chrome agora oferece acesso rápido a "funções secretas"; veja como habilitar

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Março de 2021 às 07h45

Link copiado!

Bleeping Computer/Reprodução
Bleeping Computer/Reprodução

Antes que as novidades cheguem à versão pública, elas passam por um período de verificação e recolhimento de feedback mais amplo através das distribuições de testes. No Chrome, isso acontece no Chrome Canary e no Beta, contudo, até lá a ativação de recursos experimentais é feito de forma pouco intuitiva; mas o Google pretende mudar isso com o Chrome Labs.

Trata-se de um menu para seleção de recursos opcionais integrado à experiência cotidiana no navegador. Originalmente, o processo para habilitar recursos ainda em desenvolvimento é ativá-lo na página “Flags” e logo reiniciar o app para aplicar as alterações. O Chrome Labs aceleraria esse processo, encurtando o caminho até as ferramentas experimentais.

Ele pode ser acionado nas configurações do navegador como qualquer outro recurso experimental, ironicamente. Há apenas três opções dentro do menu — Reading List, a função que remete ao falecido Google Reader; Tab Scrolling e Tab Search, este para pesquisa de guias abertas no browser.

Continua após a publicidade

A seção não só permite que o usuário acione cada um dos recursos disponíveis, como também fornecer feedback rapidamente a partir de um clique, já que o objetivo inicial dos experimentos públicos é a obtenção de feedback.

Além da facilidade, a ferramenta também busca diferenciar o estágio de desenvolvimento de cada um dos recursos. Nem todas as opções contidas no Flags estão no mesmo ponto para avaliação, sendo algumas delas ainda voltada para o ambiente controlado dos desenvolvedores da companhia — portanto, ainda mais instáveis ou até sem funcionamento claro. O Chrome Labs, por sua vez, só disponibilizará as novidades destinadas ao público que adota o acesso antecipado.

Como indica o site Bleeping Computer, o Chrome Labs ainda não está disponível para todos os usuários. Portanto, como qualquer outra atualização, a distribuição leva algum tempo para alcançar todas as máquinas. A novidade ainda não está disponível para Android ou iOS.

Como ativar o Chrome Labs

Continua após a publicidade

Passo 1: No computador, entre em uma das versões de testes do navegador — o Chrome Canary ou Chrome Beta —, vá para a barra de endereços e preencha-a com chrome://flags e acesse o menu de recursos experimentais;

Passo 2: Você pode procurar manualmente o Chrome Labs ao descer a página ou pesquisar por no menu de busca. Habilite a função e reinicie o navegador;

Continua após a publicidade

Passo 3: Teste a novidade. Assim que reaberto, selecione o ícone que lembra um balão volumétrico para abrir o pop-up com a lista seleta de recursos destinados ao teste público.

Assim como no Flags, a ativação de cada um deles exigirá a reinicialização do navegador. Ao lado do seletor de ativação, está o botão para envio de feedback. O Canaltech encoraja que teste os recursos sempre que possível e disponibilize feedback através das ferramentas fornecidas para acelerar o processo de desenvolvimento.

E aí, vai experimentar? Não se esqueça de deixar nos comentários abaixo o que achou sobre a novidade.

Continua após a publicidade

Fonte: Bleeping Computer