Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Após controvérsias, Chrome 70 tornará opcional o recurso de login automático

Por| 26 de Setembro de 2018 às 15h21

Link copiado!

Após controvérsias, Chrome 70 tornará opcional o recurso de login automático
Após controvérsias, Chrome 70 tornará opcional o recurso de login automático

A disponibilização da versão 69 do Google Chrome trouxe não somente uma nova cara para o navegador, mas também uma série de facilidades e recursos novos. Porém, conforme observaram diversos usuários, a atualização passou a realizar o login no navegador de forma "silenciosa", causando certa preocupação a assuntos relacionados à privacidade.

Em um primeiro momento, a Google respondeu às reclamações informando que a função foi adicionada para impedir que as contas sejam violadas em computadores ou dispositivos compartilhados com diversos usuários, decisão esta que foi duramente questionada, uma vez que, em teoria, a mudança facilita que a empresa realize o upload do histórico de navegação das pessoas com mais facilidade.

Para tentar minimizar as preocupações dos usuários, Zach Koch, gerente de produto do Chrome, havia reiterado que a sincronização de dados de navegação do usuário é um recurso opcional, defendendo a ideia de que a nova medida de login automático não é uma potencial ameaça à privacidade.

Apesar dos esforços da Google, a companhia finalmente cedeu às críticas e informou nesta quarta-feira (26) que o Chrome 70, que deve ser lançado no próximo mês, torne o login automático um recurso totalmente opcional.

Continua após a publicidade
"Embora acreditemos que a consistência de login ajudará muitos de nossos usuários, estamos adicionando um controle que permite que os usuários desativem a vinculação do login pela Web ao login com base no navegador. Dessa forma, os eles terão mais controle sobre sua experiência. Para usuários que desativarem esse recurso, logar-se em um site do Google não resultará em um login no Chrome.", disse a empresa em comunicado.

Além desta alteração, a companhia também informou que atualizará a interface do Chome para exibir de forma mais clara o atual estado da configuração de sincronização de contas, prometendo também um esquema de cookies de autenticação que evitará que tais dados fiquem disponíveis quando o usuário efetuar o login no navegador.

Fonte: MacRumors