Dicas para deixar o Google Chrome mais rápido

Por Douglas Ciriaco

Quando o Chrome surgiu, pegou o mundo de surpresa com um navegador leve, de visual limpo e bastante funcional. Suas características mudaram o mercado de browsers e hoje é possível ver traços do navegador do Google em basicamente todos os concorrentes do setor.

Entretanto, com o passar do tempo, algumas coisas mudaram e talvez o aplicativo não esteja tão mais ágil quanto já foi um dia. Além das questões técnicas, alheias à vontade do usuário, há ainda uma série de questões ligadas a como você utiliza o navegador que podem influenciar no desempenho dele.

Neste tutorial estão uma série de dicas, algumas bem simples, outras mais avançadas, para você aplicar e deixar o Google Chrome rápido novamente. Fique atento aos passos indicados neste tutorial e depois não deixe de relatar sua experiência nos comentários deste artigo.

Desativando/removendo extensões

Uma dica importante para manter a saúde do navegador em dia é desativar ou até mesmo desinstalar uma extensão que você não usa mais. Na barra de endereços, digite about:extensions e então pressione a tecla Enter para acessar a tela de complementos.

Lá, você vai ver todas as extensões que você instalou. Verifique se há alguma desnecessária ou pouco utilizada e desmarque a opção “Ativada” para desabilitá-la.

Dicas para deixar o Chrome mais rápido

Se você quiser remover completamente a extensão, basta clicar no ícone em forma de lixeira e depois confirmar a exclusão.

Desabilitando plugins

Plugins são essenciais para executar um determinado tipo de conteúdo dentro do seu navegador, contudo é comum que alguns recursos deste tipo estejam presentes no seu browser de forma desnecessária. Isso acaba por consumir recursos e, consequentemente, deixar o Chrome lento.

Para resolver, vá até a barra de endereços do navegador, digite about:plugins e pressione a tecla Enter. Na tela que se abre, você vê a lista de todos os plugins instalados em seu navegador, então basta clicar em “Desativar” para que eles sejam desabilitados.

Dicas para deixar o Chrome mais rápido

Vale lembrar que é importante ficar atento ao plugin que você desativa, pois ele pode interromper algum recurso do seu navegador. Caso você desative algo e isso dê algum problema, não se assuste, basta retornar a esta tela e reativá-lo.

Removendo dados de navegação

Você já desabilitou plugins, removeu extensões e deve ter percebido que, para deixar o navegador mais ágil, uma faxina pode ajudar. Então, o passo seguinte é remover alguns dados de navegação. Quando você acessa a internet, muitos sites salvam arquivos de imagem, por exemplo, em seu PC, de modo a facilitar o carregamento da página em uma nova visita.

Entretanto, essa prática acaba sobrecarregando o browser, então nada melhor do que apagar algumas informações.

Utilize o atalho Ctrl + Shift + Del no seu teclado para abrir a tela de limpeza de dados de navegação.

Dicas para deixar o Chrome mais rápido

Lá, você vai definir o que será apagado e de qual período de uso serão tais informações. Vale lembrar que esse procedimento não é estritamente necessário, então analise o que vale a pena apagar. Apagar itens como “Histórico de downloads”, “Cookies e outros dados de sites e de plug-in” e “Imagens e arquivos armazenados em cache” são as opções mais básicas.

Dados como “Histórico de navegação”, “Senhas” e “Preenchimento automático dos dados do formulário” podem tornar sua navegação menos prática, especialmente para acessar páginas e serviços utilizados com mais frequência.

Ativando funções experimentais

Agora vem uma parte avançada deste tutorial e, logo de cara, é importante ressaltar que essas mudanças devem ser aplicadas com cuidado. Elas não são experimentais por acaso, ou seja, não fazem parte do navegador de forma nativa e oficial, por isso é recomendado ficar atento a qualquer mudança realizada nesta tela.

Quando você acessa a página de recursos experimentais, logo no topo vê um aviso relatando o quanto aquilo pode gerar instabilidade, congelamentos e outros bugs em seu browser, entretanto as mudanças que vamos ensinar agora dizem respeito apenas a questões de desempenho do Chrome.

Porém, fica sempre o aviso, modifique tais configurações por sua conta e risco.

Primeiramente, digite about:flags na barra de endereços e pressione a tecla Enter. Na tela que se abrir, estão listadas mais de 100 opções e, para facilitar, nós utilizaremos o sistema de busca do Chrome. Então, pressione as teclas Ctrl + F e veja a barra de pesquisa que apareceu no canto superior direito da tela.

Dicas para deixar o Chrome mais rápido

O primeiro item a ser pesquisa é Ativar fechamento rápido de guias/janelas. Habilite a função clicando em “Ativar”.

Dicas para deixar o Chrome mais rápido

O próximo passo é encontrar a opção Ativar SPDY/4. Habilite a função clicando em “Ativar”.

Dicas para deixar o Chrome mais rápido

O passo seguinte é encontrar a opção Ativar recursos experimentais de canvas. Habilita esta função clicando em “Ativar”.

Dicas para deixar o Chrome mais rápido

Agora, encontre Número de threads de varredura. Modifique a quantidade de “Padrão” para “4”.

Dicas para deixar o Chrome mais rápido

Por fim, busque por Máxima divisão da imagem para a área de interesse. Modifique o valor de “Padrão” para “512”.

Dicas para deixar o Chrome mais rápido

Pronto. As mudanças experimentais foram concluídas e o seu navegador já deve apresentar uma melhoria na questão da velocidade. Caso você note que algo está errado ou que o funcionamento do Chrome foi alterado para pior após estas mudanças, não se preocupe: basta refazer o mesmo caminho desativando todas as mudanças aqui sugeridas.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!