Adware: livre-se das indesejáveis propagandas chatas em seu navegador

Por Redação
photo_camera reprodução google

Quantas vezes você baixou extensões para seu navegador que, assim que foram instaladas, trouxeram uma boa quantidade de itens indesejados? Desses que aparecem subitamente na tela enquanto você navega pela web e começam a abrir janelas, áudio, vídeo... sem o seu consentimento? São os chamados adwares: programas inúteis que tentam arrebanhar cliques por meio de propagandas irritantes.

Os adwares podem ser disfarces de complementos para navegadores, que além de não trazerem nenhuma utilidade, irão encher sua tela de publicidade inútil – e o pior é que às vezes acabamos clicando em uma ou outra, mesmo sem querer.

Esses adwares também podem ser ativados no momento em que você está instalando um programa. Lembra-se das famosas caixinhas com itens para marcar, que aparecem logo no início da instalação de um aplicativo, perguntando se você aceita alguma coisa? Você pode já ter clicado por acidente em uma opção que permitia a instalação de um adware.

Softwares gratuitos fazem bastante uso disso, e geralmente irão lhe perguntar antes de instalar algo. Às vezes pode ser difícil identificar essas confirmações, uma vez que a posição dos botões é meticulosamente ajustada para que o destaque fique nos botões "Aceito", ou "Avançar", fazendo com o que o usuário acabe ficando com os olhos suficientemente ocupados.

É comum aparecer barras de ferramentas, de pesquisa, páginas iniciais (às vezes aparentemente imutáveis), e outros tipos de complementos de maneira misteriosa em seu computador. Mas entenda que na maior parte dos casos, esses adwares não oferecem riscos maiores ao seu sistema. São apenas formas de alguém ganhar dinheiro, porém, possivelmente prejudicando a sua navegação.

Propagandas irritantes

Identificando o problema

Se você não tem certeza se o seu computador está infectado com adwares, durante a navegação repare se existem propagandas sobre videntes, signos, chats de namoro, dinheiro fácil ou alguma coisa dizendo que você foi selecionado para ganhar algum produto que na verdade é uma isca para atrair cliques. Essas propagandas podem aparecer em qualquer lugar. Desde a sua página inicial até o seu perfil nas redes sociais.

Janelas abrindo, vídeos do youtube com propagandas que não deveriam estar lá (não confunda com os anúncios dos vídeos), são todos sinais de que alguma publicidade indesejada andou se infiltrando no seu computador.

Como resolver

Quando o problema é relacionado a complementos instalados no navegador, a solução é desativar e excluir esses complementos. Para isso, siga os passos abaixo, separados por cada navegador.

No Firefox

Clique no menu "Firefox" (localizado no canto superior da tela, na cor laranja) e escolha a opção "Complementos".

firefox complementos

No Google Chrome

Clique no ícone que representa três linhas na horizontal, à direita da barra de navegação, onde as URLs dos sites ficam localizadas e vá até a opção "Configurações" > "Extensões".

chrome complementos

No Internet Explorer

Clique no botão em forma de engrenagem, ao lado da estrela dos favoritos, e escolha a opção "Gerenciar Complementos".

Internet Explorer complementos

No Opera

Clique no menu "Opera", "Extensões".

opera complementos

No Safari

Clique no ícone em forma de engrenagem, "Preferências" ou "Preferences" > "Extensões" ou "Extensions".

Aparecerão telas com os complementos, seus nomes, e as opções "ativar" (enable) e "excluir" (uninstall).

Safari complementos

Seja qual for o seu navegador, para acabar de vez com o problema, exclua os complementos que não reconhecer ou não confiar. Fique atento aos programas que você instala em seu computador, e cuidado com as pequenas opções que permitem que esses programas adicionem extensões e modifiquem suas preferências.

Pronto! O seu navegador estará limpo novamente!

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.