Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

MWC 2018 | MediaTek anuncia Helio P60, chipset intermediário com foco em IA

Por| 26 de Fevereiro de 2018 às 13h42

Link copiado!

YouTube/Rozetked
YouTube/Rozetked
Tudo sobre MediaTek

Aproveitando sua participação na Mobile World Congress (MWC) 2018, a MediaTek acaba de anunciar, durante a manhã desta segunda-feira (26), seu novo chipset Helio P60, voltado para dispositivos móveis intermediários.

O SoC se destaca por ser o primeiro da categoria a ter foco em inteligência artificial e machine learning, sendo o responsável por trazer essas tecnologias para os smartphones mais baratos.

O P60 conta com um novo tipo de processador, batizado simplesmente como APU ("AI Processing Unit" ou "Unidade de Processamento de Inteligência Artificial"), embora a fabricante taiwanesa não tenha revelado mais detalhes sobre a sua arquitetura ou esquema de funcionamento.

Apenas sabemos que, graças à tecnologia NeuroPilot AI, o componente conseguirá distribuir as tarefas e processos de forma mais inteligente para as CPUs, a GPU e a APU. Além disso, o SoC é compatível com a maioria dos kits de desenvolvimento de IA disponíveis no mercado, incluindo o TensorFlow da Google, os Caffee 1 e 2 e o NeuroPilot SDK, da própria MediaTek.

Continua após a publicidade

Mais veloz e econômico

Falando um pouco mais sobre as especificações técnicas do componente, temos aqui uma estrutura big.LITTLE formada por quatro processadores Cortex-A73 rodando a 2.0 GHz e quatro Cortex-A53 trabalhando no mesmo ritmo. O chip gráfico é uma Mali-G72 MP3 de 800 MHz. De acordo com a MediaTek, esse conjunto resulta em uma performance até 70% superior em comparação com o Helio P30 da geração passada.

Ao mesmo tempo, quando o assunto é consumo energético, o P60 é até 12% mais econômico em relação ao antigo P23 e 18% mais eficiente em aparelhos com câmera dupla na traseira. Completa o kit um modem 4G LTE compatível com o protocolo IMS (VoLTE, ViLTE e VoWi-Fi).

Continua após a publicidade

A fabricante afirmou que os primeiros aparelhos com o Helio P60 serão lançados já no segundo trimestre deste ano.

Fonte: MediaTek