Publicidade

Chineses lançam celular para cachorro e gato; veja o que ele consegue fazer

Por  • Editado por Léo Müller |  • 

Compartilhe:
Bruno Bertonzin/Canaltech
Bruno Bertonzin/Canaltech

A GlocalMe, empresa especializada em soluções tecnológicas portáteis, aproveitou a MWC 2025 para apresentar um de seus produtos mais peculiares: o PetPhone. Como o nome sugere, ele funciona como um celular para pets, que dá mais controle por parte de seus tutores. 

"Este é o primeiro produto desse tipo no mundo", disse Leo Zhang, diretor de vendas da empresa, em entrevista ao Canaltech. "A principal função do dispositivo é a comunicação bidirecional: o dono pode ligar para o seu pet, e o pet também pode ligar de volta para o dono".

O PetPhone fica na posição da coleira do cão ou gato, e usa microfones internos para reconhecer latidos ou miados típicos de quando o bichinho está agitado. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Na sequência, o responsável pode ativar uma resposta gravada previamente, que é reproduzida por speakers embutidos no “celular”, para acalmar o pet com uma voz familiar. 

"Você pode pedir para o pet se acalmar, ir para outro local, ou mandar ele comer ou tomar água".

PetPhone pode ajudar a localizar animais perdidos

Além disso, o PetPhone ainda é compatível com serviços úteis para localização e conectividade, como o GPS, Bluetooth e Wi-Fi. Ou seja, se o animal se perder, encontrá-lo fica mais fácil e por múltiplos caminhos. 

Embora seja um produto considerado “diferente”, o celular para pets faz parte de um mercado em ascensão. Além disso, sua versatilidade de funções poderá ser percebida como um diferencial.  

O dispositivo conta com vários sensores para detectar o comportamento do animal. Monitoramos os gestos do pet, pois, por exemplo, quando ele balança a cabeça três ou quatro vezes, isso pode ter um significado específico. Em até uma semana, conseguimos ajustar o sistema para reconhecer determinados gestos e permitir que o dono receba chamadas ou mensagens com informações como "meu pet precisa beber água" ou "meu pet precisa comer".
Continua após a publicidade

Após ter sido mostrado na MWC, o PetPhone será vendido a partir do segundo trimestre deste ano, como confirmado pelo Canaltech. A GlocalMe não confirmou o preço oficial do dispositivo.

Leia mais no Canaltech:

Será que o Bluetooth 6.0 vai mudar a sua vida? Veja no vídeo abaixo:

Continua após a publicidade