Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Antigos funcionários da Essential anunciam celular feito em cerâmica e titânio

Por| Editado por Wallace Moté | 04 de Março de 2022 às 08h15

Link copiado!

Divulgação/OSOM
Divulgação/OSOM

A OSOM, formada por ex-funcionários da Essential, anunciou durante a MWC 2022 que irá apresentar em breve o seu primeiro smartphone, e mais detalhes do dispositivo foram revelados por meio de entrevista concedida ao portal Android Police. O OV1 deverá ser uma espécie de "sucessor espiritual" do PH-1 (PH-1), celular que foi lançado em 2017 mas perdeu suporte de software em 2020 com o fim da empresa.

De acordo com o vice-presidente de design de produtos da OSOM Jason Keats, o OV1 deverá ter um visual "nostálgico" e tampa traseira em cerâmica, similar ao que é visto no PH-1. Já o módulo triangular de câmeras e os botões nas laterais serão compostos em titânio, e a carcaça será de aço inoxidável — a marca até considerou utilizar um chassi mais tradicional em alumínio, mas acabou fazendo alguns testes estruturais com o aço inoxidável e os resultados foram muito bons para serem ignorados.

Continua após a publicidade

Os materiais citados por Keats não costumam ser vistos na maioria dos celulares Android, mas estão presentes nos iPhones — portanto, o novo celular deverá ter uma construção bastante premium, mas ao custo de ser mais pesado e possivelmente ter uma bateria menor.

O OV1 deverá ter opções de cores em preto ou branco, além de um terceiro tom misterioso. A companhia já teria feito testes relacionados à implementação das cores amarelo, verde, azul ou roxo, mas o celular também poderá vir no mesmo tom verde escuro visto no PH-1, cor chamada de Ocean Depths.

Segundo informações divulgadas pelo site XDA Developers, a OSOM planejava utilizar o Snapdragon 8 Gen 1 no OV1, mas o cenário da crise dos chips fez com que o desenvolvimento do dispositivo fosse alterado, e por isso a marca deverá utilizar outra plataforma da Qualcomm.

Portanto, é provável que o dispositivo traga o processador Snapdragon 8 Gen 1 Plus (nome ainda não confirmado), que deverá trazer melhorias em performance e economia de energia em comparação com o chipset atual, especialmente por trocar a fabricação da Samsung pelo processo mais avançado da TSMC.

Continua após a publicidade

O portal também afirma que o celular contará com uma câmera principal de 48 MP e sensor adicional de 12 MP, provavelmente aliado a uma lente ultrawide. A OSOM não colocará mais câmeras adicionais pois considera que a prática geralmente serve apenas como uma estratégia de marketing, e não aumenta a qualidade das imagens capturadas. Na parte frontal, o celular contará com um sensor de 16 MP para as selfies.

No mais, o dispositivo deverá rodar o Android 12 ou 12L, e a marca promete algo em torno de quatro ou cinco anos de atualizações de segurança. Um detalhe interessante do celular é que ele terá um cabo USB-C com trava contra transferência de dados, o que pode ser útil para aumentar os níveis de privacidade no uso em carregadores posicionados em ambientes públicos, por exemplo.

Ainda não foi divulgada uma data específica para o lançamento do OSOM OV1, mas a marca está trabalhando com o último trimestre de 2022 como o prazo atual. Até lá, mais informações sobre o dispositivo podem ser divulgadas.

Continua após a publicidade

Fonte: Android Police e XDA Developers