Publicidade

The Weeknd destaca poder do novo iPhone em clipe gravado com o 16 Pro

Por  • Editado por Claudio Yuge | 

Compartilhe:
Divulgação/Apple
Divulgação/Apple

Na segunda-feira (9), durante o evento de lançamento da família iPhone 16 e da linha Apple Watch Series 10, a Apple revelou que o cantor The Weeknd gravou o videoclipe da música Dancing in the Flames inteiramente no iPhone 16 Pro.

O clipe da canção, que será lançado oficialmente na próxima sexta-feira (13), teve todos os seus takes filmados com o mais recente e poderoso lançamento da Maçã, mostrando não apenas a qualidade de sua imagem, mas também um curioso efeito gerado pela configuração de resolução 4K de sua câmera lenta a 120 quadros por segundo.

Clipe usa recurso de câmera lenta e formato Apple Log

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Durante a apresentação It's Glowtime (É hora de brilhar, em tradução livre), um vídeo de pouco mais de um minuto com cenas e bastidores do videoclipe foi mostrado pela companhia, de maneira a ilustrar a localização do smartphone nos takes e a diferença entre o momento da gravação e o resultado entregue.

Em um dos trechos mostrados, por exemplo, é possível ver o iPhone 16 Pro acoplado em trilhos, gravando os pés de The Weeknd enquanto ele corre e pisa em poças de chuva. Na sequência, porém, quando é mostrada a imagem capturada com o efeito, vemos uma corrida muito mais suave graças à câmera lenta, que ainda mantém a explosão e texturas da cena.

Em um vídeo divulgado pela empresa no Instagram, o cinegrafista do clipe, Erik Henriksson, deu mais detalhes sobre como foi gravar a produção com o aparelho de última geração.

“Quando fomos informados de que o iPhone 16 Pro agora pode filmar em 4K120 foi realmente um divisor de águas. [...] O novo controle da câmera significa que tenho todas as configurações profissionais de que preciso na ponta dos dedos. E fotografar com o Apple Log significa que temos mais flexibilidade para explorar a cor na pós-produção”, explicou o cinegrafista.

O Apple Log, ao qual Henriksson se refere, é um formato de captação de vídeo introduzido pela empresa já nos iPhones 15 Pro e 15 Pro Max, mas que há muitos anos é utilizado (e querido) pela indústria cinematográfica por capturar sombras e realces com precisão.

Continua após a publicidade

Embora possa parecer bastante tentador para o uso no dia a dia, já que resulta em imagens ainda mais detalhistas, o formato costuma exigir um pesado trabalho de pós-produção, aparecendo apenas como uma imagem sem contraste em um primeiro take.

O videoclipe de Dancing in the Flames estreia na sexta-feira (13), na página oficial do cantor The Weeknd no YouTube.