Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Spotify segue sem exibir letras das músicas e pode ficar atrás da concorrência

Por| 15 de Agosto de 2018 às 21h00

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Tudo sobre Spotify

Uma das principais falhas do Spotify pode fazer com que ele seja passado para trás pelos seus principais concorrentes em termos de assinatura: Apple Music e Amazon Music. Embora haja alguns esforços da empresa, ela ainda derrapa em algumas ferramentas que parecem simples, como a de exibir letras da canções e procura por títulos com comandos de voz.

Atualmente, o Spotify segue como líder do mercado com 136,3 milhões de assinantes, segundo relatório da empresa MIDIA. Isso representa 40% do total, seguido pelo Apple Music com 19% e Amazon Music, uma incipiente candidata já em terceiro lugar no mercado, com 12%.

Uma das novidades do Apple Music para o iOS 12, sistema operacional ainda em fase beta no iPhone e iPad, é que o programa passará a permitir que usuários procurem músicas pela letra, ou partes dela. Sabe aquele momento em que você lembra de parte de uma canção ou refrão, mas não se recorda do título? Pois bem, esta opção chegará ao Apple Music assim que o iOS 12 for lançado, em setembro.

No sistema da Amazon isso é até mais desenvolvido. Caso um usuário queira fazer a mesma busca, ele pode procurar pela letra falando com a assistente Alexa. A ferramenta já existe nos speakers inteligentes da Amazon e somente exige que o usuário diga, em inglês: “Hey, Alexa, toque aquela música que é assim…” (ou “play the song that goes…”, na versão em inglês), cantando um trechinho da canção.

Continua após a publicidade

Até mesmo a Google, empresa ainda não tão forte neste setor, tem um mecanismo parecido para isso. É possível usar o Assistente para fazer uma busca pela letra da música na plataforma do Google Play Music.

O Spotify, entretanto, segue em uma opção semelhante para chamar de sua. Segundo a especialista Jane Wong, até o momento, há apenas algumas indicações no código do Spotify de que uma ferramenta para mostrar as letras das músicas pode ser testada no Japão, mas isso não foi confirmado pela empresa.

A companhia nem mesmo aponta se está desenvolvendo uma opção do tipo. Em 2016, ela chegou a fechar uma parceria com a Genius para adicionar não só as letras, mas curiosidades sobre as músicas na plataforma. A função contudo, mostrava mais informações de bastidores sobre a composição do que efetivamente as letras, o que não popularizou a ferramenta.

Junto disso, o Spotify também buscou outra parceira, a Musicmatch, com a proposta de adicionar a ferramenta de letras. Contudo, as empresas não entraram em um acordo sobre a função.

Continua após a publicidade

Fonte: TechCrunch