Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Músicos e podcasters se juntam a Neil Young em boicote contra o Spotify

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 31 de Janeiro de 2022 às 21h10

Link copiado!

Reuters/Joshua Roberts/Arquivo
Reuters/Joshua Roberts/Arquivo

Em apoio a Neil Young, artistas conhecidos internacionalmente também decidiram boicotar o Spotify recentemente. Os veteranos do mundo da música Joni Mitchell e Nils Lofgren, junto com a escritora Brené Brown decidiram tirar suas criações do serviço de streaming até a implementação de políticas mais rígidas contra desinformação.

“Decidi remover todas as minhas músicas do Spotify”, disse a cantora Joni Mitchell. “Pessoas irresponsáveis estão espalhando mentiras que custam a vida dos outros. Sou solidária com Neil Young e com as comunidades científicas e médicas nesta questão”, finalizou em posicionamento.

A postura do guitarrista Lofgren, da banda E Street Band, foi semelhante à de Mitchell. “Encorajamos os músicos, os artistas e os amantes da música de todo lugar a se juntarem a nós e cortar laços com o Spotify”, disse o artista em blog pessoal. “[O boicote] é uma ação poderosa que todos vocês podem tomar agora, para honrar a verdade, a humanidade e os heróis que arriscam suas vidas para salvar as nossas”, complementou.

Continua após a publicidade

Seguindo o mesmo caminho, a podcaster Brené Brown também suspendeu a atividade na plataforma “até segunda ordem”. A escritora apresentava os programas Unlocking Us e Dare to Lead no Spotify.

A revolta de Neil Young

Continua após a publicidade

Na quarta-feira (26), o cantor canadense ameaçou o Spotify de retirar suas músicas da plataforma se o podcast The Rogan Experience, apresentado por Joe Rogan, continuasse hospedado no serviço. Por US$ 100 milhões (R$ 540 milhões), o programa se tornou exclusivo da plataforma em 2020.

"Estou fazendo isso porque o Spotify está espalhando informações falsas sobre vacinas — potencialmente causando a morte daqueles que acreditam na desinformação espalhada por eles. Por favor, aja imediatamente e me mantenha informado sobre o cronograma", escreveu Young num comunicado destinado ao seu gerente pessoal, Frank Gironda, e o copresidente e chefe de operações da Warner Records.

Sem ser atendido, Young cumpriu com a palavra e retirou as faixas do Spotify na quinta-feira (27). A decisão movimentou as redes sociais com hashtags e uma onda de cancelamentos de assinaturas do serviço. A busca pelo suporte ao cliente foi tanta, que a página chegou a apresentar lentidão.

Continua após a publicidade

Fonte: Joni Mitchell, Nils Lofgren