5 programas para baixar música no seu computador

Fazer download de música parece estar caindo em desuso, mas é algo que ainda movimenta um enorme volume de dados em toda a web diariamente. Para isso, as pessoas usam ferramentas capazes de baixar música a partir de serviços de streaming, como YouTube eSoundCloud, mas também apostam em programas tradicionais especializados.

As redes P2P, ou seja, que conectam milhares de usuários e permitem o compartilhamento de arquivos entre eles, ainda estão a pleno vapor e oferecem uma saída interessante para quem busca um arquivo em MP3. Se você está atrás de um bom aplicativo capaz de baixar músicas em seu computador, aqui vai uma lista com cinco opções de respeito.

1. Soulseek

Um veterano do mundo do P2P, o Soulseek tem uma estrutura pouco convencional, digamos assim, e pode assustar à primeira vista devido à sua interface confusa, mas isso passa. Aos poucos, novos usuários reparam que não é difícil se adaptar às abas do aplicativo — e a grande quantidade de usuários faz dele uma alternativa bem interessante para encontrar músicas.

Soulseek reúne a comunidade de usuários em grupos de discussões (Foto: Reprodução/André Magalhães)

Além disso, indo além da questão do compartilhamento, o Soulseek conta com chats públicos e privados para você trocar ideias com outras pessoas. Há ainda a opção de vasculhar todos os arquivos compartilhados por um usuário a fim de fazer novos downloads e você pode filtrar os resultados para ver os arquivos com melhor qualidade de áudio.

2. eMule

Nome mais clássico da lista, o eMule já passou por altos e baixos, mas ainda desponta como uma das melhores opções quando o assunto é baixar músicas (isso e muito mais, é claro). Aqui também há uma lista de chats públicos e ainda a opção de conversar com outros usuários em particular.

Programas para baixar música
A versão repaginada do clássico eMule (Foto: Reprodução/Canaltech)

Os mais desavisados nem devem saber, mas, atualmente, o eMule também funciona como um gerenciador de downloads de torrent. Isso significa que seus recursos foram ampliados, além de contar com uma interface renovada, fácil de ser compreendida e traduzida para o português.

3. MP3Jam

O MP3Jam se destaca por buscar músicas de diversas fontes diferentes ao mesmo tempo, como YouTube e serviços de torrent. Além disso, sua pesquisa procura sempre trazer os arquivos na maior qualidade possível, reunindo uma grande biblioteca com melhor nível de som. O software ainda é acompanhado de um player com bonita interface.

MP3Jam tem uma interface simples e consegue separar músicas por diferentes temas (Foto: reprodução/André Magalhães)

No entanto, a versão gratuita do aplicativo possui algumas limitações. O usuário só pode baixar até cinco músicas a cada 25 minutos e não pode baixar álbuns completos.

4. FrostWire

Procurar, baixar e reproduzir, esta é a premissa do FrostWire. Ele é mais um dos programas que, depois de passar algum tempo focado apenas em conectar ouvintes que queriam compartilhar arquivos, evoluiu e oferece bem mais do que isso. Possui versões para desktop e uma versão mobile para Android, oferecendo uma interface moderna.

Frostwire vem com player embutido e possui versão mobile (Foto: Reprodução/André Magalhães)

E o aplicativo está em contato direto com músicos que compartilham suas músicas gratuitamente, ou seja, aqui você também encontra uma porção de arquivos legais para serem transferidos para o seu computador. São várias funções em um só lugar, de forma muito intuitiva.

5. Ares

O Ares também é conhecido das pessoas que ficaram órfãs do KaZaa no final da última década. O programa, que surgiu como uma alternativa basicamente idêntica ao concorrente, teve suas funções incrementadas e agora é capaz de colocar em contato pessoas que compartilham arquivos e muito mais.

Ares traz também a possibilidade de escutar rádios feitas pela comunidade (Foto: Reprodução/André Magalhães)

Entre as suas novas funções estão o suporte para download de torrents e também um chat, assim você pode conversar com outros usuários enquanto os arquivos são transferidos. Para os amantes da música, o software ainda conta com rádios criadas pelos próprios usuários da comunidade, separadas pelos mais diversos estilos.

Conhece algum bom programa para baixar música que ficou de fora desta lista? Não guarde a informação só para você: compartilhe a dica com todos escrevendo-a nos comentários aqui embaixo.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.