Publicidade

Review Razer Basilisk V3 Pro | O mouse wireless mais avançado da Razer

Por  • Editado por Léo Müller | 

Compartilhe:
Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Ivo Meneghel Jr/ Canaltech

A Razer é uma das mais cultuadas fabricantes de periféricos gamer do mundo. E seguindo sua tradição de criar dispositivos que chamam a atenção do mercado, ela lançou recentemente o Basilisk V3 Pro, seu mouse gamer mais avançado até aqui.

O Razer Basilisk V3 Pro traz todas as tecnologias e capacidade de personalização do modelo V3, lançado em 2021, adicionando a opção de o mouse ser usado sem fio, via rede wireless de 2.4 GHz ou Bluetooth.

O dispositivo super avançado foi pensado para elevar ao máximo o desempenho de um jogador exigente, experiente e, essencialmente, destro.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Eu testei o Basilisk V3 Pro por alguns dias e digo se vale a pena investir os R$ 2100 sugeridos pela Razer quando o mouse for lançado no Brasil, em outubro de 2022.

Prós

  • Alta precisão, mesmo sem fio
  • Muito confortável
  • Rolagem personalizável, com velocidade automática
  • Funciona bem em qualquer superfície, até em vidro
  • Botões totalmente personalizáveis

Contras

  • Peso não personalizável
  • Não é ambidestro

Design, Construção e Conectividade

O Basilisk V3 Pro mantém o mesmo design, estrutura e visual do Basilisk V3, só ficou um pouco mais largo. O mouse tem laterais emborrachadas, sendo que a interna possui um apoio para o polegar. Os botões de clique esquerdo e direito, e a parte que fica em contato com a palma da mão são feitos em plástico texturizado, que ajuda na aderência.

As superfícies de apoio do mouse são feitas em PTFE (politetrafluoretileno), um material que facilita o deslizar do periférico sobre a mesa ou mousepad.

O Basilisk V3 Pro conta com 11 botões, todos personalizáveis via software. O scroll traz a mesma tecnologia do modelo anterior, com rolagem segmentada ou livre, acionável via botão físico ou automaticamente, a depender da configuração. A velocidade de rolagem também pode aumentar automaticamente, caso o usuário deseje.

Continua após a publicidade

Perto da área onde fica o polegar, temos os tradicionais botões voltar e avançar, além de um terceiro botão, usado para ajustar a precisão de rastreamento. Na parte superior do mouse ainda temos o botão para alternar entre cinco níveis de DPI pré-programados.

Sob o mouse ficam o botão para alternar entre os cinco perfis de usuário, um botão para alternar entre as conexões sem fio (2.4 GHz, Bluetooth e desligado), o compartimento que abriga o receptor USB e, claro, o sensor do dispositivo. Os switches ópticos são de terceira geração, e sua durabilidade subiu de 70 milhões para 90 milhões de cliques.

O Basilisk V3 Pro funciona sem fio, usando uma conexão de 2.4 GHz (receptor USB e extensor incluso) ou Bluetooth 5.0. O dispositivo dispensa o uso de pilhas, pois possui uma bateria interna, com duração de 90 horas (via rede 2.4 GHz), segundo a Razer.

Continua após a publicidade

Fora isso, o mouse ainda pode ser usado com o cabo fornecido, que possui um conector USB-A e um USB-C. Este cabo é revestido em malha de nylon e deve ser usado para que a bateria interna do mouse seja recarregada.

O Basilisk V3 Pro é um mouse premium, que entrega excelente desempenho, mesmo quando usado sem fio. Segundo a Razer, sua tecnologia HyperSpeed é até 25% mais rápida que as conexões wireless concorrentes

Ramalho Lima (Maldditu Xavier)

Ergonomia

Continua após a publicidade

O Basilisk V3 Pro é um mouse especialmente desenvolvido para destros. Como um dispositivo high-end, a fabricante precisaria investir pesado em ergonomia, e foi exatamente isso que a Razer fez.

Por isso, o Basilisk V3 Pro tem uma pegada extremamente confortável, resultado de seu formato anatômico, peso relativamente leve e material premium usado em sua confecção. E, apesar de ser um mouse gamer, nada o impede de ser usado para trabalhar.

Aliás, as características do Basilisk V3 Pro só ajudam a torná-lo um mouse excepcionalmente eficaz para a produtividade, devido, também, à sua versatilidade de uso e personalização.

Continua após a publicidade

Para um dispositivo desta categoria, eu diria que falta apenas um ajuste manual de peso, como há em outros modelos gamer mais baratos. O Basilisk V3 Pro pesa 112 gramas, o que não é pesado, ainda mais se considerarmos que ele possui uma bateria interna.

No entanto, já há modelos de mouses muito mais leves hoje em dia, que são a preferência de usuários específicos. Da mesma forma, há jogadores que preferem mouses mais pesados. Assim sendo, ter pesos extras para adição manual seria um recurso interessante a se ter no mouse mais poderoso já lançado pela Razer até aqui.

Voltando ao formato do mouse, ele tem uma caída levemente inclinada para a direita, de modo a se encaixar melhor na mão. Eu achei o equipamento um pouco alto, mas isso é algo que depende de usuário para usuário. Ainda assim, o conforto no uso não foi impactado.

Continua após a publicidade

Diferenciais gamer

Conheça algumas das principais características que tornam o Basilisk V3 Pro um mouse ideal para jogadores de alto nível.

Precisão do sensor

Uma das novidades do Basilisk V3 Pro é seu novo sensor: sai o Focos+ de 26.000 DPI e entra o Focus Pro de 30.000 DPI.

Continua após a publicidade

O usuário pode alternar entre cinco níveis de DPI pré-configurados, sendo 400, 800, 1600, 3200 e 6400. Esses valores podem ser reajustados conforme a vontade do usuário. O diferencial desta linha de mouses gamer é que tudo é personalizável por aqui.

O polling rate também pode ser ajustado, entre os valores de 125, 500 e 1000.

Software Synapse

Continua após a publicidade

O Synapse é o aplicativo da Razer por onde o usuário gerencia e configura todos os dispositivos da marca. O software tem interface bastante limpa, bonita e intuitiva, e permite extrair o potencial total de um mouse como o Basilisk V3 Pro.

Além de poder ajustar o desempenho do mouse por meio dos níveis de sensibilidade e polling rate, o usuário ainda pode alterar a função de todos os botões do dispositivo, assim como alternar entre os efeitos de iluminação pré-programados (ou criar novos efeitos), calibrar o sensor de acordo com a superfície e ajustar os modos de economia de energia.

Continua após a publicidade

O Basilisk V3 Pro conta com memória interna para salvar até cinco perfis de usuário, que também podem ser salvos na nuvem, e são alternados via botão físico ou via software. Além disso, o mouse também é compatível com macros.

Iluminação RGB

Assim como o modelo anterior, o Basilisk V3 Pro possui o sistema Razer Chroma RGB, responsável pela iluminação do mouse.

Continua após a publicidade

Na nova geração, ao invés de 11, temos 13 áreas individuais de LEDs personalizáveis, que ficam localizadas no botão de scroll, na logo da Razer (sobre o mouse) e em volta do periférico, rente à base. Além dos efeitos pré-configurados, o usuário ainda pode criar dezenas de outros efeitos via Synapse.

Segundo a empresa, o Razer Chroma RGB possui integração com mais de 200 jogos.

Acessórios extras

O Basilisk V3 Pro é compatível com o Razer Mouse Dock Pro, que possui uma base com carregamento sem fio. Isso significa que o mouse pode ficar “descansando” sobre essa base para que sua bateria esteja sempre carregada. Há ainda outros dispositivos para esta mesma finalidade certificadas pela marca. Os acessórios são adquiridos à parte.

Embora seja um mouse extremamente avançado e personalizável, o Basilisk V3 Pro, possivelmente, não consegue concorrer com modelos de mouses especialmente desenvolvidos para jogos específicos.

Ramalho Lima (Maldditu Xavier)

Razer Basilisk V3 Pro: ficha técnica

  • DPI: De 100 até 30.000;
  • IPS: Até 750 polegadas por segundo;
  • Aceleração: 70 G;
  • Conectividade: Cabo USB, wireless 2.4 GHz e Bluetooth 5.0;
  • Botões: 11, todos personalizáveis (três na roda de rolagem; 3 na lateral; 4 no topo e 1 na parte inferior);
  • Cabo: Speedflex de 1,8 m;
  • Dimensões: 42,5 x 75,4 x 130 mm (AxLxP);
  • Peso: 112 gramas.

Concorrentes Diretos

Quando falamos sobre concorrentes de mouses gamer de qualquer marca, é muito difícil não pensar na Logitech. Isso porque a fabricante tem dezenas de modelos apropriados para determinada faixa de preço, e cada um atende a um tipo específico de usuário.

E como o Basilisk V3 Pro é o mouse gamer sem fio mais avançado da Razer em todos os tempos, nada mais justo que indicarmos como seu principal concorrente o Logitech G502 X Plus, que acabou de ser anunciado no Brasil.

O Logitech G502 X Plus é o mais recente mouse gamer sem fio da marca, e também o mais avançado dentre eles. O dispositivo também tem 11 botões programáveis, scroll com rolagem segmentada ou livre, iluminação RGB e pés feitos 100% em PTFE.

Além disso, ele traz uma nova abordagem de switches híbridos, mesclando os sistemas mecânico e óptico, e sua nova tecnologia sem fio, Lightspeed, agora está 68% mais rápida que no modelo anterior, segundo a Logitech.

O Logitech G502 X Plus foi lançado no mercado estrangeiro por US$ 160, mas ainda não tem preço sugerido para o mercado nacional.

Vale a pena comprar o Razer Basilisk V3 Pro?

O Basilisk V3 Pro é um mouse que tenta extrair o máximo desempenho de jogadores do mais alto escalão, e ele tem a proeza de oferecer esta altíssima performance mesmo sem o uso de cabo. Mesmo sendo um mouse extremamente confortável e focado na ergonomia, sempre haverá um jogador ou outro que não vai se adaptar ao formato do dispositivo.

Por isso, o investimento em um equipamento dessa categoria deve ser analisado com inteligência e lucidez, ainda mais porque o preço de lançamento sugerido pela Razer é muito alto para os padrões brasileiros.

Em todo caso, se você quiser dar uma chance para outro mouse gamer que está entre os melhores modelos sem fio do mundo, pode ficar de olho no Logitech G502 X Plus, recém-anunciado pela companhia no Brasil, mas que também ainda não está à venda.

Esses e outros lançamentos podem ser encontrados pelo melhor preço no Canaltech Ofertas.