Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Review Razer Viper 8Khz | Leve, veloz e uma ótima opção de mouse ambidestro

Por| Editado por Jones Oliveira | 31 de Maio de 2021 às 17h45

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech
Tudo sobre Razer

Quando lançado pela Razer, o Viper veio para ser o principal e mais equilibrado mouse para jogos da marca, tomando o posto do icônico Deathadder Elite e suas variantes. Com muita tecnologia embarcada e números impressionantes, a empresa sabe que, ao menos na prancheta, acertou em cheio com este produto. O uso, porém, precisa valer os dados apresentados por ele.

A variante 8Khz, que é a que o Canaltech vai avaliar hoje, pode ser considerada a mais equilibrada entre todas as disponíveis dentro dessa linha, que também conta com o Viper, o Viper Ultimate e o Viper Mini. Mas será que este produto faz valer o preço que lhe é pedido?

Passamos um período com a versão com cabo do Viper 8Khz e vamos te contar em detalhes a experiência de uso com o produto.

Continua após a publicidade

Para todas as mãos

Algo que chama a atenção logo de cara no Razer Viper 8Khz é sua disponibilidade e acessibilidade. Assim como seus irmãos de linha, o Viper 8Khz tem um design ambidestro, que traz para este nível de periférico jogadores canhotos, que notoriamente possuem menos modelos à disposição.

Continua após a publicidade

Sua empunhadura é muito boa, abrigando bem as mãos. No entanto, o tamanho do mouse não sugere um uso dos mais confortáveis para pessoas com mãos pequenas, já que ele não é tão fino quanto a variante Mini, por exemplo, que foi pensada para atender a esse público. Por outro lado, sua leveza impressiona: são apenas 71g, excluindo o cabo, o que ajuda a passar uma sensação de ainda mais rapidez, mas sem perder o aspecto robusto.

Outro ponto interessante a ser destacado no Viper são seus botões laterais, posicionados em ambos os lados do periférico. A solução da Razer funciona bem e não causa grandes transtornos para o lado em que não estamos utilizando, mesmo quando há leves esbarrões.

O chassi do mouse também conta com fitas emborrachadas nas laterais e base deslizante ultralisa, que ajudam durante a jogatina. Seu cabo, o novo Razer Speedflex, também confere um ótimo conforto e mobilidade, já que é superflexível e não torna sua mesa um emaranhado de fios.

Continua após a publicidade

Nunca é tarde para lembrar, também, que o Razer Viper 8Khz é equipado com o sistema de retroiluminação Razer Chroma, totalmente customizável.

Rápido toda vida

O grande diferencial do Viper 8Khz é que ele traz toda a tecnologia da sua variante Ultimate, como os sensores ópticos de 20 mil dpi e a incrível taxa real de polling de 8 mil Hz, a maior do mercado. Com isso, os movimentos do Viper são extremamente precisos e rápidos, podendo ser sempre ajustados por meio do software Razer Synapse 3, que acompanha o periférico da marca.

Continua após a publicidade

O uso para jogos é bem equilibrado, atendendo a quase todos os gêneros que utilizam mouses como principal meio de controle. No entanto, é possível destacar que, graças à sua velocidade, games de RTS (estratégia em tempo real) são os maiores beneficiados, já que a agilidade do produto permite comandos mais precisos e dinâmicos. Os FPS também são bem contemplados, sobretudo quando precisamos atirar contra hordas de inimigos e rapidez é fundamental.

Os botões principais do Viper também conferem cliques precisos e bem rápidos, fruto de um bom casamento do mouse com os switches ópticos, já vistos em outros modelos, como o Naga X. Assim como outros modelos da marca, todos os botões são configuráveis por meio do Synapse 3.

Além do uso para os games, o Viper também se mostrou útil para o dia a dia. Ao menos durante nosso tempo com o produto, foi bem confortável trabalhar e executar tarefas diárias no computador com o mouse, principalmente para o meu caso, que possui mão grande e utiliza o largo corpo do mouse para descanso em determinados momentos do trabalho.

Continua após a publicidade

Portanto, se você quiser ter apenas um mouse e quer investir em um produto que lhe atenda tanto nos jogos quanto no trabalho, o Razer Viper 8Khz pode ser o periférico ideal. Contudo, vale ressaltar que ele é pensado para quem tem mãos maiores, por isso, vale a pena dar uma olhada em sua variante Viper Mini que, apesar de não ter os mesmos dotes tecnológicos, atende com eficiência a qualquer jogador.

Ficha técnica

  • Sensor óptico Focus+ com definição real de 20 mil DPI
  • Até 650 polegadas por segundo (IPS) / 50 G de aceleração / a melhor precisão de resolução da indústria, com 99,6%
  • Taxa real de polling de 8000 Hz (0,125 ms)
  • Switches ópticos de mouse Razer™ com 70 milhões de cliques nominais
  • Verdadeiro design ambidestro com empunhaduras laterais integradas em borracha extremamente durável
  • Pés de mouse 100% em PTFE
  • Scroll tátil próprio para jogos
  • Ajuste instantâneo de sensibilidade (Estágios padrão: 400/800/1 600/2 400/3 200)
  • Armazenamento híbrido na nuvem e memória integrada (4+1 perfis)
  • Iluminação Razer Chroma™ RGB com 16,8 milhões de opções personalizáveis reais de cor
  • 7+1 botões programáveis
  • Personalização avançada da distância de levantamento/pouso
  • Habilitado para Razer Synapse 3
  • Cabo Speedflex de 1,8 m / 6 pés
  • 126,73 mm / 4,99 pol. (comprimento) X 57,6 mm / 2,27 pol. (largura) X 37,81 mm / 1,49 pol. (altura)
  • Peso aproximado: 71 g / 2,5 oz (excluindo o cabo)
Continua após a publicidade

Veredicto

Em nossa experiência com o Razer Viper 8Khz, a sensação é de que tudo fica mais fácil com esse mouse na mão. Seu sensor de 20 mil dpi, 50G de aceleração e taxa real de polling de 8000 Hz são itens que o colocam em um patamar acima dentro do segmento, sobretudo se levarmos em conta que ele é um modelo ambidestro, o que torna tudo ainda mais restrito.

E, além do seu uso para jogos, seu design facilita para a prática de outras atividades, o que faz valer, e muito, o preço pago por ele.

O Razer Viper 8Khz pode ser encontrado em lojas por todo o Brasil pelo preço sugerido de R$ 899,90.

Continua após a publicidade

No Canaltech, o Razer Viper 8Khz foi avaliado graças a uma unidade gentilmente cedida pela Razer Brasil.