Publicidade

Quais as melhores e piores rodovias do Brasil?

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Viktor Rutka/Unsplash/CC
Viktor Rutka/Unsplash/CC

Quem costuma pegar o carro e sair rodando para conhecer o Brasil, certamente já notou que muitas rodovias apresentam problemas graves, que podem impactar na segurança dos usuários, sejam eles de sinalização, pavimentação, iluminação ou outros tipos de pontos críticos.

Para colocar no papel quais são, e qual o tamanho do problema que os usuários das rodovias brasileiras podem enfrentar ao cair na estrada, a Confederação Nacional do Transporte (CNT) realizou uma ampla pesquisa para confeccionar o ranking das melhores e piores rodovias do Brasil.

O órgão estudou 11.502 quilômetros da malha rodoviária do país sob diversos prismas: condições do pavimento, visibilidade, pontes quebradas, acostamentos, sinalização e mais. Ao final da análise, elencou quais as que apresentam as melhores e piores condições de tráfego no território nacional.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Quadro geral é assustador

Antes de revelar quais as melhores e piores rodovias do Brasil, vale um registro importante, que serve de alerta para todos os governantes do país. Segundo a pesquisa da CNT, 67,5% da malha rodoviária pavimentada está em condição regular, ruim ou péssima.

A conclusão chegou após terem sido detectados nada menos do que 2.648 pontos críticos nos 11.502 quilômetros analisados, incluindo quedas de barreira, pontes caídas ou muito estreitas, erosões, buracos na pista e outros problemas que atrapalham o fluxo normal das vias.

Segundo a CNT, o investimento para, literalmente, “tapar o buraco” nas rodovias brasileiras com ações emergenciais de restauração, manutenção ou reconstrução seria bem alto: R$ 94,12 bilhões.

"O transporte rodoviário vive um constante desafio: manter o Brasil em movimento, mesmo com uma malha rodoviária ainda de baixa qualidade. Tal cenário é reflexo da falta de investimentos na infraestrutura de transporte ao longo das últimas décadas", resumiu Vander Costa, presidente da CNT.

As melhores rodovias do Brasil

Continua após a publicidade

De acordo com o estudo da CNT, apenas três das dez melhores rodovias do Brasil são administradas pelo poder público — duas em São Paulo e uma em Goiânia. A melhor entre as rodovias do Brasil, porém, é a RJ-124, que liga Rio Bonito a São Pedro da Aldeia.

As outras duas que complementam o ranking das melhores rodovias do Brasil também atuam sob regime de concessão para empresas privadas: a SP-270, que faz a ligação entre Presidente Epitácio e Ourinhos, e a SP-225, que vai de Itirapina a Santa Cruz do Rio Pardo.

10 melhores rodovias do Brasil
RodoviaEstadoInícioFimGestão
RJ-124RJRio BonitoSão Pedro da AldeiaConcessão
SP-270SPPresidente EpitácioOurinhosConcessão
SP-225SPItirapinaSanta Cruz do Rio PardoConcessão
BR-153TOAliança do TocantinsTalismãConcessão
SP-463SPOuroesteClementinaPública
SP-320SPRubinéiaMirassolPública
BR-080GOVila PropícioPadre BernardoPública
SP-191SPMogi MirimSão PedroConcessão
BR-364GOJataíSão SimãoConcessão
BR-493RJItaboraíItaguaíConcessão

As piores rodovias do Brasil

Continua após a publicidade

Na outra ponta da tabela, em que se encontram as piores rodovias do Brasil, o título de “campeã” vai para a AM-010, que faz a ligação entre Manaus e Itacoatiara, e que é de administração pública.

O ranking das 10 piores, aliás, é todo formado por rodovias sob administração do poder público, e as dez estão espalhadas exclusivamente pelas regiões Norte e Nordeste do país.

10 piores rodovias do Brasil
RodoviaEstadoInícioFimGestão
AM-010AMManausItacoatiaraPública
PB-400PBCajazeirasConceiçãoPública
BR-364ACCruzeiro do SulAcrelândiaPública
PE-096PEPalmaresBarreirosPública
MA-106MAGovernador Nunes FreireAlcântaraPública
PE-126PEPalmaresQuipapáPública
AC-010ACPorto AcreRio BrancoPública
AP-010APMacapáMazagãoPública
PA-263PAGoianésia Do ParáTucuruíPública
BR-174AMPresidente FigueiredoBorbaPública