Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Embraer confirma parceria em mobilidade aérea urbana no Brasil

Por| Editado por Jones Oliveira | 16 de Julho de 2021 às 18h10

Link copiado!

Divulgação/ Embraer
Divulgação/ Embraer

A Embraer anunciou uma parceria com a EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico brasileiro, para colaborações na área de Mobilidade Aérea Urbana (UAM).O acordo prevê a cooperação na pesquisa de modelos operacionais para soluções de infraestrutura de carregamento necessárias para permitir que aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), os carros elétricos da fabricante, comecem a operar.

A parceria, que terá como principal elo a Eve, braço da Embraer designado para o desenvolvimento do eVTOL, gira em torno de pesquisas colaborativas sobre a evolução da tecnologia de baterias e sistemas de carregamento, gerenciamento de pontos de carregamento e sistemas de pagamento. Juntas, as empresas vão avaliar o desenvolvimento de uma infraestrutura energética de UAM (Mobilidade Aérea Urbana) viável após os resultados da análise.

Continua após a publicidade

A participação mais ativa da EDP será com o fornecimento de sua expertise em soluções de carregamento, que, a princípio, devem ser bem parecidas com a dos automóveis. A empresa possui mais de 1.500 estações elétricas em todo o mundo e a ideia da Embraer é encontrar maneiras de instalar esses centros de carregamento pelas cidades, local onde os eVTOLs da fabricante brasileira devem operar com mais frequência. 

As soluções a serem pesquisadas incluem a tecnologia e equipamentos para carregamento de eVTOLs em vertiportos, requisitos e disponibilidade de energia, infraestrutura em estações de carregamento, gestão de cargas e formatos de negócios, gestão e fornecimento de energia, logística de operação e integração com o sistema de gerenciamento e controle de voo. 

O eVTOL, ou carro voador, da Embraer deve realizar seu primeiro voo com o protótipo em tamanho natural até o final de 2021.