/i475714.jpeg)
Embraer confirma parceria em mobilidade aérea urbana no Brasil
A Embraer anunciou uma parceria com a EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico brasileiro, para colaborações na área de Mobilidade Aérea Urbana (UAM).O acordo prevê a cooperação na pesquisa de modelos operacionais para soluções de infraestrutura de carregamento necessárias para permitir que aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), os carros elétricos da fabricante, comecem a operar.
- Embraer e Skyports já planejam pontos de pouso e decolagem para carros voadores
- Qual a diferença entre heliporto e vertiporto?
- Qual a diferença entre quadricóptero, drone e carro voador?
A parceria, que terá como principal elo a Eve, braço da Embraer designado para o desenvolvimento do eVTOL, gira em torno de pesquisas colaborativas sobre a evolução da tecnologia de baterias e sistemas de carregamento, gerenciamento de pontos de carregamento e sistemas de pagamento. Juntas, as empresas vão avaliar o desenvolvimento de uma infraestrutura energética de UAM (Mobilidade Aérea Urbana) viável após os resultados da análise.
“Nossa colaboração com a EDP é um importante passo para o desenvolvimento da Eve enquanto trabalhamos para trazer nosso eVTOL de emissão zero ao mercado. A análise de energia e as soluções de infraestrutura são extremamente importantes para contribuir para a redução de carbono e garantir que estamos cumprindo as metas do setor. Para nós, na Eve, este é o próximo passo na preparação do ecossistema de UAM para o futuro do voo urbano”, disse André Stein, presidente & CEO da Eve, em comunicado.
A participação mais ativa da EDP será com o fornecimento de sua expertise em soluções de carregamento, que, a princípio, devem ser bem parecidas com a dos automóveis. A empresa possui mais de 1.500 estações elétricas em todo o mundo e a ideia da Embraer é encontrar maneiras de instalar esses centros de carregamento pelas cidades, local onde os eVTOLs da fabricante brasileira devem operar com mais frequência.

As soluções a serem pesquisadas incluem a tecnologia e equipamentos para carregamento de eVTOLs em vertiportos, requisitos e disponibilidade de energia, infraestrutura em estações de carregamento, gestão de cargas e formatos de negócios, gestão e fornecimento de energia, logística de operação e integração com o sistema de gerenciamento e controle de voo.
O eVTOL, ou carro voador, da Embraer deve realizar seu primeiro voo com o protótipo em tamanho natural até o final de 2021.
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.