Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vice-presidente da Huawei é presa no Canadá a pedido da polícia dos EUA

Por| 06 de Dezembro de 2018 às 10h09

Link copiado!

Vice-presidente da Huawei é presa no Canadá a pedido da polícia dos EUA
Vice-presidente da Huawei é presa no Canadá a pedido da polícia dos EUA
Tudo sobre Huawei

Meng Wanzhou, vice-presidente da Huawei e filha do fundador da empresa, Ren Zhengfeis, foi presa em Vancouver, no Canadá, a pedido da polícia dos Estados Unidos no último sábado (1º). A executiva estava sendo procurada para extradição pelos EUA, embora nem a Huawei saiba exatamente quais são as alegações contra Meng. A empresa chinesa acrescentou que a executiva foi presa durante uma transferência entre voos.

Meng enfrentará uma audiência nesta sexta-feira (7), quando será estabelecida o valor de sua fiança. Há poucas informações sobre o caso porque a própria executiva solicitou proibição de publicação, desejo que foi acatado pelo Departamento de Justiça do Canadá e pelos tribunais.

Desde abril de 2018, a fabricante de eletrônicos chinesa está sob a mira dos EUA, que a acusa de fornecer tecnologia à Coreia do Norte e ao Irã, apesar das sanções impostas pelo Governo Trump. Legisladores estadunidenses acreditam que a Huawei é uma ameaça à segurança nacional. A empresa nega as acusações, informando que seguiu rigorosamente os regulamentos impostos no controle de exportação e sanções da ONU, União Europeia e Estados Unidos da América.

Enquanto a empresa acredita que os sistemas legais do Canadá e dos EUA chegarão a uma conclusão justa, a embaixada da China no Canadá emitiu uma declaração pública alegando que o país, a pedido dos EUA, prendeu uma cidadã chinesa que "não violou nenhuma lei americana ou canadense", pedindo que as irregularidades fossem prontamente corrigidas e a liberdade de Meng fosse restabelecida imediatamente.

Continua após a publicidade

A notícia chega em um momento em que as relações Washington-Pequim estão sob forte tensão e diversas empresas de tecnologia orientais estão enfrentando uma série de processos nos tribunais estadunidenses.

Fonte: BBC