Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Uber firma parceria com dona da Mercedes-Benz para carros autônomos

Por| 31 de Janeiro de 2017 às 20h06

Link copiado!

Uber firma parceria com dona da Mercedes-Benz para carros autônomos
Uber firma parceria com dona da Mercedes-Benz para carros autônomos

Uma nova parceria vem mostrar que a Uber está verdadeiramente ampliando seus horizontes. Nesta terça-feira (31), a empresa fechou um acordo com a Daimler, dona da Mercedes-Benz, para oferecer veículos autônomos especialmente para o serviço de caronas pagas, a fim de dar um belo de um upgrade na frota da companhia.

A empresa começou seus testes com carros inteligentes que dispensam motorista no ano passado, nos Estados Unidos. Por enquanto, os testes continuam até que as leis do país estejam mais adequadas para abordar a circulação de veículos autônomos no trânsito comum. Por isso, enquanto a companhia testa seus veículos, é necessário que um motorista responsável pelos testes esteja a bordo do veículo, acompanhado de um engenheiro da empresa.

Novos projetos

A ideia, com a Daimler, é obter da montadora toda a expertise em tecnologia automobilística. "Fabricantes de veículos como a Daimler são essenciais para nossa estratégia porque a Uber não tem experiência na produção de carros, e, de fato, fazer carros é algo realmente difícil", afirmou o presidente-executivo da Uber, Travis Kalanick.

Continua após a publicidade

A montadora já está no rol das que desenvolvem carros com alta tecnologia, e já apresentou alguns conceitos inteligentes no Salão do Automóvel, muito embora nenhum deles ainda tenha saído do papel com funções 100% autônomas. Isso, aliás, ainda é um desafio na indústria automobilística de modo geral, uma vez que as companhias estão desenvolvendo sistemas inteligentes o suficiente para antever e evitar acidentes e dispensar um controle humano por trás do volante.

Os modelos usados atualmente pela Uber nas ruas americanas são Ford Fusione Volvo XC90, que apesar de serem autônomos, não rodam sozinhos sem a presença de um responsável humano.

Ainda não há uma data específica para que os carros resultantes da parceria comecem a circular nas ruas.

Fonte: The New York Times