Uber começa a testar carros autônomos nos Estados Unidos

Por Redação | 14 de Setembro de 2016 às 10h05

A Uber lançou nesta quarta-feira (14), nos Estados Unidos, seu programa de condução autônoma que levará passageiros a seus destinos sem a necessidade de um motorista.

Ao todo, quatro Ford Fusion que dirigem sozinhos estão sendo utilizados pela empresa na cidade norte-americana de Pittsburgh, Pensilvânia. Por ainda se tratar de um teste, os carros contam com um motorista e um engenheiro sentados nos bancos dianteiros para interver quando necessário e registrar ocorrências que fugirem do padrão previsto pela companhia.

Os carros foram equipados com câmeras 3D, GPS e sistemas de reconhecimento do ambiente que utilizam lasers para identificar objetos nas estradas. Graças a todos esses aparatos, os veículos são capazes de identificar quando o semáforo estiver vermelho e verde e até mesmo manobrar para ultrapassar outros carros sem qualquer intervenção de um motorista.

Para o passageiro, nada muda. Eles continuarão pedindo um Uber e pagando pelas corridas pelo aplicativo. Quem der a sorte de ser pego por um carro autônomo, no entanto, poderá avaliar a experiência utilizando um tablet colocado pela companhia no banco traseiro.

A ideia da Uber é substituir os motoristas do serviço que conecta parceiros a passageiros para, tecnicamente, diminuir os valores cobrados por corrida. Além disso, há quem acredite que a tecnologia será benéfica para o meio-ambiente e contribuirá para a segurança nas estradas.

Via Reuters

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.