Publicidade

TikTok deu 'choque de realidade' no Instagram, relata diretor da Meta

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Brett Jordan/Unsplash
Brett Jordan/Unsplash

O diretor do Instagram, Adam Mosseri, disse que o TikTok deu um "choque de realidade" na empresa e que é "a competição mais acirrada" que a rede social já enfrentou. O executivo relatou a relação entre as duas companhias durante seu depoimento no julgamento que acusa a Meta de práticas de monopólio no mercado de serviços de redes sociais, na quinta-feira (8). 

O novo episódio foi relatado pelo portal The Verge.

A empresa de Mark Zuckerberg passa por um julgamento feito a partir de uma acusação da Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC) que alega práticas de monopólio no setor de redes sociais pessoais pela Meta na compra do WhatsApp e Instagram. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

No depoimento, Mosseri remonta a relação do Instagram no mercado desde sua chegada na empresa, em 2018. O executivo relembra que a rede social passava por uma queda e estagnação preocupante no início de seus trabalhos, em parte, por conta da chegada do TikTok no mercado. 

O avanço do app de vídeo da ByteDance acarretou em um declínio de 23% do tempo gasto pelos usuários dos Estados Unidos no Instagram em 2019.

Além disso, o executivo relatou que a pandemia foi um momento de expansão para o TikTok e que o Instagram precisou se adaptar rapidamente para alcançar a concorrente

Instagram se diferencia por "conectar amigos"

O executivo do Instagram realçou que um dos maiores diferenciais da rede social é a conexão entre amigos. Mosseri apontou ainda que, apesar disso ser um fator que foi preterido diante da pressão competitiva, esse tipo de interação é uma característica essencial para o Instagram atualmente. 

O diretor da rede social ainda defendeu que a compra do Instagram pelo Facebook, na época, pode ser considerada como "uma das melhores aquisições de todos os tempos".

A compra, segundo Mosseri, permitiu que a rede social tivesse acesso aos recursos e experiência do Facebook e este, por sua vez, conseguisse ter contato com o talento dos fundadores do Instagram para criar produtos inovadores. 

Meta vai ser obrigada a vender o WhatsApp e Instagram?

Continua após a publicidade

Caso a sentença do julgamento aponte que a empresa realizou práticas anticoncorrenciais na compras das suas plataformas, a Meta poderá ter que vender o WhatsApp e o Instagram.

Tal decisão, contudo, só ocorrerá após as semanas de juízo em que a FTC e a defesa da empresa apresentarão seus argumentos e, por fim, será definida a possível penalidade da Big Tech.

Leia mais:

Continua após a publicidade

VÍDEO: MAIS QUALIDADE NOS POSTS DO INSTA! | Dicas | #Shorts