Publicidade

Ticketmaster começa a devolver ingressos do Rock in Rio que sumiram, relatam fãs

Por  |  • 

Compartilhe:
Divulgação/Rockn in Rio
Divulgação/Rockn in Rio

Clientes que compraram ingressos do Rock In Rio e perderam o acesso aos bilhetes relatam que a Ticketmaster, empresa responsável pela venda, começou a devolvê-los para os proprietários originais. No começo da semana, fãs denunciaram que os bilhetes haviam sumido do aplicativo Quentro, usado para entrada nos shows, após um aviso de atividade suspeita na conta.

Perfis no X (antigo Twitter) e fontes ouvidas pelo Canaltech informam que a empresa entrou em contato por e-mail com as contas afetadas e providencia a devolução dos ingressos para quem preencheu um Boletim de Ocorrência sobre o caso. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Empresa nega falha de segurança e pede BO

O Canaltech teve acesso ao e-mail enviado pela Ticketmaster a clientes que tiveram atividade suspeita na conta. No texto, a empresa diz que “não foi registrado qualquer problema ou falha de segurança em seus sistemas ou na plataforma Quentro (nome do app usado para ativar os ingressos”. 

No lugar disso, aponta para um possível ataque de “Account Takeover”, quando um invasor acessa a conta de outra pessoa após roubar dados de login e senha. A empresa afirma que os ingressos vinculados a contas que tiveram atividade suspeita estão retidos e sob guarda da própria companhia até que a devolução seja feita.

A Ticketmaster pede para que o cliente faça um Boletim de Ocorrência com os seguintes dados:

  • Número do pedido;
  • Nome do evento adquirido;
  • Data do evento;
  • Quantidade de ingressos;
  • Quais ingressos foram transferidos;
  • Para qual e-mail os ingressos inicialmente deveriam ser enviados.

Além disso, o usuário precisa trocar a senha da conta original e responder o e-mail com uma cópia do BO.

Continua após a publicidade

Caso o BO não tenha todas as informações mencionadas, a empresa pode entrar em contato novamente com o consumidor e pedir o envio de um novo documento.

Recentemente, a Ticketmaster também começou a atender queixas publicadas no site Reclame Aqui sobre o ocorrido e disse que entrou em contato com os perfis por e-mail.

O que dizem as citadas?

Continua após a publicidade

À reportagem, um porta-voz da Ticketmaster compartilhou o seguinte posicionamento:

"Os fãs devem estar cientes de que transferências não autorizadas de ingressos geralmente são resultado de uma higiene de senha ruim (como usar a mesma senha em vários sites). Os fãs devem usar uma senha forte e exclusiva para sua conta Ticketmaster, como fariam com uma conta bancária.

Se um fã sinalizar uma transferência não autorizada, temos um processo para revisar e restaurar seus ingressos. Os fãs podem entrar em contato conosco por mensagem privada em nosso perfil oficial do Instagram (@ticketmasterbr) ou pelo formulário de contato disponível no Fan Support Center para que possamos revisar seu caso.

É importante observar que menos de 0,01% dos fãs do Rock in Rio entraram em contato sobre problemas de transferência."

Continua após a publicidade

A organização do Rock in Rio comentou que também acompanha os casos:

O Rock in Rio segue acompanhando de perto estes casos. De acordo com a Ticketmaster, empresa responsável pela venda de ingressos do Rock in Rio, faz parte do processo o envio do comunicado aos clientes que notificaram a empresa – envio de informações, BO, check de dados, solicitação de troca de senha na conta TM e no email da compra, e posterior confirmação e devolução dos ingressos de volta a conta original. Como o envio correto de informações já foi realizado por muitos dos clientes lesados, a empresa segue com a reversão da transferência.

LEIA TAMBÉM:

Continua após a publicidade

Entenda o caso

O Rock in Rio liberou a ativação dos ingressos do festival na primeira quinzena de agosto, a partir do aplicativo Quentro, vinculado à Ticketmaster. Algumas pessoas que compraram revelaram que os bilhetes haviam sumido da conta e resgatados por um e-mail desconhecido no começo da semana.

No momento do sumiço, também receberam um e-mail da Ticketmaster informando que haviam notado um acesso suspeito às respectivas contas. Além disso, ao abrirem o app Quentro, notaram que o endereço de e-mail que resgatou e ativou o ingresso não era o mesmo usado no cadastro na plataforma. Alguns fãs afetados preencheram BO e enviaram reclamações no Reclame Aqui, além de se organizarem em grupos de WhatsApp para a busca de respostas.

Com colaboração de Bruno De Blasi.

Continua após a publicidade

Atualizado no dia 23/08 às 22h22 com o posicionamento da Ticketmaster e no dia 26/08 às 14h55 com o posicionamento do Rock in Rio.