Supermercados se destacam entre varejistas com alta nas vendas via app
Por Giovana Pignati | Editado por Claudio Yuge | 14 de Setembro de 2022 às 14h20
Os supermercados e hipermercados estão entre os varejistas que mais utilizam aplicativos como canal de venda: 29% utilizam apps próprios e 23% de delivery. Os dados foram coletados por meio do Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) de Varejo — pesquisa da TOTVS em parceria com a H2R Pesquisas Avançadas — que avaliou o uso de tecnologias e seu desempenho em estabelecimentos do setor.
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Para Sérgio Missão, diretor de Varejo Supermercados da TOTVS, as restrições de circulação em decorrência da pandemia mudaram os hábitos de consumo dos brasileiros, privilegiando o uso de aplicativos como canal de compras.
"E mesmo com a reabertura, observamos que muitos consumidores de fato se habituaram ao uso de aplicativos para realizar suas compras, muito pela praticidade de fazer os pedidos pelo celular e receber seus produtos em casa”, explica Missão.
O setor dos supermercados e a adoção de soluções tecnológicas
Tendo o melhor desempenho do índice, com 0,45 pontos — enquanto a média é de 0,43 — o estudo ainda apresenta outras soluções adotadas pelo setor supermercadista na fidelização de clientes e no oferecimento de benefícios.
Segundo os dados, 31% dos entrevistados afirmaram utilizar o Customer Relationship Management (CRM). A mesma quantidade também apontou o uso de Programas de Fidelidade, uma vez que as duas estratégias estão alinhadas e se complementam em ações de promoções e descontos, comuns no setor.
Ao analisar as tecnologias de gestão de vendas, os super/hipermercados também se destacam em relação ao restante do setor de varejistas. A pesquisa demonstra que a Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) e as carteiras digitais são bem utilizadas, ambas com 40%.
“Meios de pagamento e recebimento são importantes para todo o varejo, sem dúvidas. E no caso das redes de super/hipermercados é extremamente necessário que a frente de caixa esteja com os melhores sistemas para facilitar e melhorar a experiência do consumidor e, paralelamente, aprimorar a própria gestão do fluxo de caixa”, destaca Missão.
Supermercados menores e de proximidade
Os mercados menores que são localizados a curta distância dos consumidores tiveram um alto desempenho geral no IPT do Varejo, com 0,53 pontos. O bom resultado é consequência de que 65% deles fazem parte de uma rede maior, permitindo maiores investimentos e o bom uso de tecnologias de operação. Estes empreendimentos também são os que mais usam aplicativos como canais de venda, com 31% de adesão.
Para Missão, o público desta categoria se diferencia dos consumidores de super/hipermercados e "atacarejos", devido à proximidade – o que permite que o consumidor o visite ao longo de pequenas compras no cotidiano. "Nesse sentido, fazer uma gestão dos clientes, por meio de cadastros, programas de fidelidade e alertas para promoções, faz com que haja uma fidelização maior do público, apoiando o fluxo de caixa”, afirma.