Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sistema oferece a empresas uso do PIX sem necessidade de aplicativo

Por| Editado por Claudio Yuge | 08 de Fevereiro de 2023 às 13h25

Link copiado!

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A HSCM, em parceria como a C&M Software, recebeu autorização do Banco Central (BACEN) para transacionar o PIX sem a necessidade de um aplicativo, utilizando apenas o Internet Banking — ou seja, por uma página segura do banco. A HSCM, que oferece crédito a empresas de pequeno porte, é a primeira a ser homologada nesta categoria pelo BACEN.

Em 2022, o Pix se tornou o principal meio de pagamento para pequenas e médias empresas no Brasil. A partir deste cenário, a instituição financeira, que tem como foco as pessoas jurídicas, viu a necessidade de disponibilizar a ferramenta pelo internet banking, se tornando a pioneira no país. Caso a HSCM queira expandir o seu plano de negócios para pessoas físicas, será necessária a construção de um aplicativo, conforme exigem as diretrizes do BACEN.

“Para obter a aprovação junto ao BACEN, foram necessárias várias horas de estudo das normativas e suporte da C&M Software, os custos para uma implantação padrão com aplicativo, além de incompatível com o modelo de negócios da HSCM, eram muito onerosos, uma vez que criaríamos um sistema somente para homologação e que não teria, em um primeiro momento, aplicação ou uso comercial”, explica Danielle Luna, CEO da HSCM.

Continua após a publicidade

Para alcançar o objetivo, a empresa se baseou na resolução BCB nº1, Art. 7º, que regulamenta que os participantes do PIX que ofereçam contas transacionais a PJs deverão disponibilizar a iniciação de um PIX, pelo menos, por meio de um principal canal digital. A demanda da HSCM foi levada ao Banco Central e aprovada.

Segundo Camila Roma, a executiva da conta HSCM na C&M Software, ter conhecimento das circulares do BACEN é fundamental para a implantação de cada projeto, visto que "as oportunidades estão nos detalhes".