Se linguagens de programação fossem heróis da Marvel, quais elas seriam?

Se linguagens de programação fossem heróis da Marvel, quais elas seriam?

Por Dácio Castelo Branco | Editado por Claudio Yuge | 30 de Maio de 2022 às 18h20
Montagem/Dácio Augusto

Falar de linguagens de programação é abordar um tópico muito importante no mundo, já que sem essa tecnologia, a sociedade muito provavelmente não teria alcançado sua conjectura atual conectada — o que, do ponto de vista moderno, pode colocá-las quase como “heróis” da inovação, e o que pode abrir portas para um interessante exercício imaginativo.

A revista digital TheCodeHeaven, publicada no Medium, utilizou essa argumentação para fazer uma brincadeira: quais super-heróis da Marvel linguagens de programação mais se parecem com. A situação, que parece um pulo lógico, na verdade elucida importantes pontos sobre os códigos, sendo possível que muitos entusiastas concordem com as questões levantadas. Detalhamos o conteúdo a seguir:

C: Homem de Ferro

Homem de Ferro salva o mundo diversas vezes, mas nem sempre sem causar problemas no caminho. (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

O bilionário Tony Stark, que decidiu ajudar o mundo utilizando sua armadura super-tecnológica, ajuda os demais heróis da Marvel constantemente, mesmo que muitas vezes não percebendo os danos de suas ações ao redor — por melhor intencionadas que elas sejam.

Para a revista TheCodeHeaven, o mesmo pode ser dito da linguagem de programação C, que embora sirva como um importante vetor para desenvolvedores alcançarem diversas aplicações, sua sintaxe sem espaço para erros acaba causando danos e stress aos programadores — mesmo que o objetivo no fim seja alcançado.

Python: Homem-Formiga

Se adaptando a inúmeras situações com poderes simples, o Homem-Formiga remete ao Python. (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)

O Homem-Formiga é um dos heróis mais divertidos da Marvel, principalmente pela facilidade de entendimento de seus poderes - e o Python, no mundo da programação, não é diferente, atraindo milhares de desenvolvedores para suas documentações pela sua grande versatilidade e fácil estudo.

Malbolge: Garota Lunar

Lunella Lafayette é considerada uma das pessoas mais inteligentes das HQs da Marvel, principalmente pela sua habilidade de resolver quebra-cabeças e desafios lógicos — e a linguagem de programação é exatamente isso, com uma sintaxe ridícula e complexa que no fim é um verdadeiro desafio para seus programadores, sendo o par perfeito para a Menina da Lua.

Java: Viúva Negra

Em seus 30 anos de história, o Java continua tendo papel importante na evolução das linguagens de programação, podendo ser utilizada em inúmeros contextos diferentes com boa adaptação — algo que Natasha Romanoff, a Viúva Negra, em seus anos como espiã, também faz com maestria no mundo da Marvel.

C++: Mercúrio

Se a C++ é uma das linguagens de programação mais rápidas disponíveis no mercado, seu personagem na Marvel não poderia ser outro além de Mercúrio, o irmão com super velocidade da Feiticeira Escarlate — fazendo com que ambos sejam um par perfeito para pensamentos e reflexos velozes.

JavaScript: Homem-Aranha

O Homem-Aranha é o menino propaganda da Marvel, quase como o front-end de uma aplicação. (Imagem: Reprodução/Sony Pictures)

O Homem-Aranha é o rosto da Marvel, seja no cinema, quadrinhos, bonecos ou qualquer outro tipo de programa, fazendo seu par perfeito em termos de código ser o JavaScript, que sempre estar envolvido no desenvolvimento front-end algo óbvio e esperado, sendo responsáveis por muito dos primeiros contatos de pessoas, sejam com super-heróis ou linguagens de programação.

SQL: Doutor Estranho

Dr. Estranho tem um verdadeiro banco de dados de magias na cabeça. (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)

Sendo o mago supremo da Terra da Marvel, o Dr. Estranho tem que saber informações do universo inteiro, quase como um banco de dado místico — o que o encaixa perfeitamente com o SQL, que é utilizado justamente para controlar os fluxos de elementos digitais em muitas aplicações.

Fonte: Medium

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.