Samsung demite diversos funcionários do departamento de marketing após auditoria

Por Rafael Rodrigues da Silva | 22 de Março de 2019 às 16h50
Reprodução
Tudo sobre

Samsung

Saiba tudo sobre Samsung

Ver mais

Nesta sexta-feira (22), a Samsung demitiu uma série de funcionários de seu departamento de marketing nos Estados Unidos como resultado de uma investigação interna. O momento das demissões chama a atenção por acontecer apenas uma semana depois de Marc Mathieu, chefe de todo o departamento de marketing da empresa no país, ter pedido demissão.

De acordo com o The Wall Street Journal, a investigação da Samsung tinha como objetivo descobrir se o departamento de marketing havia violado políticas internas da Samsung durante suas negociações com parceiros da companhia, principalmente se ocorreu algum tipo de suborno ou pagamento “por fora” durante as negociações com agências e influenciadores digitais.

Apesar das demissões, a Samsung não divulgou os resultados de sua auditoria interna, e também se nega a comentar se a saída de Mathieu da empresa teve algo a ver com essa investigação. Já os funcionários demitidos alegam que estão sendo feitos de “bodes expiatórios” pela empresa, e que a auditoria não encontrou nada fora do comum. Enquanto isso, o The Wall Street Journal revela que era comum funcionários do departamento de marketing da Samsung acompanharem parceiros comerciais da empresa para eventos patrocinados por ela, como o Super Bowl e a cerimônia do Oscar, e que tal procedimento poderia ser considerado como um conflito de interesses pela política da companhia.

Ainda que o nome de Mathieu não seja muito conhecido do grande público, o publicitário foi um dos grandes internos da Samsung, conhecido por ter lidado com o desastroso recall do Galaxy Note 7 em 2016 e ajudado a recuperar a credibilidade do público, além de ter sido o primeiro chefe de marketing de qualquer grande fabricante de smartphones a investir menos em agências de publicidade tradicionais e aumentar o investimento direto em youtubers e outros influenciadores digitais.

Desde que o executivo anunciou sua saída na semana passada, a Samsung tem defendido o seu afastamento como um desejo de Mathieu em encontrar novos desafios profissionais, mas a auditoria no setor de marketing e as demissões recentes dão indícios de que algo muito errado estava acontecendo no departamento de marketing da Samsung.

Fonte: The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.