Queda no mercado mundial de tablets continua; iPad segue líder

Por Redação | 30.07.2015 às 12:51

A empresa de análise de mercado IDC revelou nesta quarta-feira (29) que o iPad continua dominando o mercado de tablets com 24,5% das vendas, mesmo apresentando queda de 17,9%, o que representa 10,9 milhões de unidades comercializadas.

Embora a Apple esteja liderando o mercado, este é o sexto trimestre consecutivo em que a companhia norte-americana registra um declínio. A empresa da Maçã pretende reverter o desempenho negativo com o lançamento de sua nova linha de gadgets, que possivelmente inclui o iPad Air 3, o iPad mini 4 e, se os rumores forem concretizados, um iPad Pro de 12,9 polegadas.

No segundo trimestre de 2015 foram vendidos 44,7 milhões de tablets, ou seja, houve um retrocesso de 3,3% em comparação ao segundo trimestre de 2014. A situação é ainda mais grave quando os números são comparados ao ano anterior, visto que o declínio foi de 7%.

De acordo com Jitesh Ubrani, analista sênior do IDC, "ciclos de vida mais longos, uma concorrência mais acirrada por conta do surgimento de dispositivos móveis com tela grande, somado ao fato de que os usuários podem instalar os sistemas operacionais mais recentes em seus tablets de outras gerações, resultaram em clientes menos entusiasmados".

A Samsung ocupa a segunda colocação das empresas que mais venderam tablets no segundo trimestre de 2015, abocanhando 17% da parcela do mercado, o que traduz um declínio de 12% – 7,6 milhões de unidades – em comparação ao último ano. A chinesa Lenovo, por sua vez, conquistou a terceira posição com 5,7%, enquanto a Huawei registrou 3,7% e a LG 3,6% das vendas mundiais.

Vendas de tablets segundo trimestre de 2015 IDC

Via: IDC