Quais são as 3 linguagens de programação com mais destaque no Brasil?

Quais são as 3 linguagens de programação com mais destaque no Brasil?

Por Dácio Castelo Branco | Editado por Claudio Yuge | 03 de Junho de 2022 às 16h20
Markus Spiske/Unsplash

Desenvolvedores de softwares são bem importantes em 2022, já que o cenário da sociedade atual é um que torna a tecnologia extremamente presente no dia a dia das pessoas, seja por aplicativos ou mesmo funcionamento de sistemas. Tudo isso é feito através de linguagens de programação, que embora existam milhares disponíveis, acabam tendo alguns exemplares se destacando, seja no Brasil ou no mundo.

As linguagens de destaque na pesquisa do Stack Overflow sobre tendências de desenvolvedores. (Imagem: Captura de Tela/Dácio Auugsto)

No contexto do Brasil de 2022, o programador e tech influencer Bendev Júnior afirma que três linguagens de programação em específico se destacam no mercado brasileiro, com base em uma pesquisa da Stack Overflow sobre tendências nessa área — e, embora essa popularidade possa mudar com a evolução da tecnologia, elas podem servir como um bom ponto de partida para profissionais que querem entrar no setor de desenvolvimento de software. Confira:

JavaScript

O JavaScript lidera a lista de linguagens de programação feita por Bendev. (Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Com papel importantíssimo no funcionamento da Internet como conhecemos, o JavaScript continuará sendo uma das linguagens mais procuradas e populares do mercado, principalmente pela leveza de processamento de aplicações desenvolvidas com ele. Além disso, com as constantes melhorias do Node.JS e sua melhor integração ao JavaScript, cada vez mais a linguagem está sendo usada tanto para programação de front-end de softwares como também para o back-end, ou seja, o funcionamento interno das aplicações.

Nesse contexto, para Bendev, fica clara a importância do JavaScript. “São muitas oportunidades e cada vez mais vagas são abertas. Podemos ir além e afirmar que a tendência continua sendo essa. É uma tecnologia vasta e totalmente dominada tanto para aplicação em servidores quanto nas aplicações que ‘rodam’ para os usuários. Como especialista, assino em baixo nisso”, explica.

HTML/CSS

Código HTML é importante parte da internet. (Imagem: Reprodução/Pixabay/Pexels)

Famosa linguagem de marcação, o HTML é um ótimo primeiro passo para iniciantes em programação, ao mesmo tempo que atualizações como o HTML 5 e sua predominância na maioria dos sites da internet faz com que ela seja uma habilidade muito necessária no mercado de desenvolvimento como um todo. Já o CSS é um complemento para o HTML, sendo utilizado para manipulação de aparência das páginas.

“O HTML é uma linguagem de marcação que é usada para criar documentos web, que são lidos pelos navegadores, seja no computador, celular ou até mesmo por Smart TVs. Já o CSS serve para colocar vida, cores e, em alguns casos, até animação no site — servindo como a tinta para um quadro”, explica Bendev.

Python

Python é a terceira linguagem de programação mais procurada no Brasil, segundo Bendev. (Imagem: Reprodução/Johnson Martin/Pixabay)

Fácil para iniciantes e contando com suporte de inúmeras frameworks e bibliotecas de classes e funções, o Python vem crescendo nos últimos anos, graças aos seus usos nas mais diversas aplicações. Além disso, graças as suas diversas bibliotecas, ela é capaz de ser usada para criação de softwares bem específicos.

“Python é uma linguagem de alto nível de programação de fácil aprendizado. Recomendo muito para quem está na área, ou não, que aprenda sobre ela por conta da ligação com a área de análise de dados e ciências da computação”, afirma o especialista.

Ainda sobre o Python, Bendev recomenda que novatos na área utilizem a linguagem de programação para idealização de ferramentas que possam dar ajuda nas operações de diversos setores. O especialista cita como exemplo uma criação sua voltado ao mercado cripto que realiza relatórios semanais sobre altas e baixas dos ativos digitais — auxiliando assim os entusiastas desse setor.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.