Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

10 linguagens de programação apoiadas oficialmente pela Microsoft

Por| Editado por Claudio Yuge | 18 de Maio de 2022 às 18h20

Link copiado!

Aktar Hossain/Unsplash
Aktar Hossain/Unsplash
Tudo sobre Microsoft

Linguagens de programação são ferramentas essenciais para a criação e desenvolvimento de soluções diversas para o mundo da tecnologia, desde os computadores até smartphones. Nesse contexto, então, fica óbvio que a Microsoft, uma das mais importantes empresas do ramo de computação e inovação, também teria dado alguns passos nesse setor.

Sendo responsável pelo desenvolvimento de códigos como C#, e também oferecendo suporte a várias outras, a Microsoft também é uma figura carimbada nessa área de inovação e tecnologia. Para mostrar o impacto da empresa desenvolvedora do Windows nesse meio, o site Analytcs Insight preparou uma lista com dez linguagens de programação com suporte oficial da companhia fundada por Bill Gates. Confira elas a seguir:

JavaScript

Continua após a publicidade

Uma das linguagens de programação mais populares do mundo, o JavaScript não é da Microsoft, mas a empresa constantemente disponibiliza opções compatíveis com o código — muito por conta de sua grande adoção em desenvolvimento de sites interativos por toda internet.

C++

C++ é uma linguagem de programação utilizada pela Microsoft na construção de grande parte de suas ferramentas, além de ser uma opção preferida por muitos desenvolvedores de games para criação de títulos para diversos consoles.

Continua após a publicidade

Interessados em aprender o C++ encontrarão na internet diversos repositórios de estudo oficiais da Microsoft, com exemplos de aplicações e documentações variadas mostrando o escopo dessa linguagem de programação, que ganhou uma versão da própria empresa na forma do Visual C++.

C#

Anunciada pela Microsoft em 2001 como uma “modernização” do C++, a linguagem de programação C# é utilizada principalmente para desenvolvimento de aplicações Web de alta performance além de componentes para serviços online XML, além de ter presença na criação de games a partir da engine (motor gráfico) Unity.

Python

Continua após a publicidade

O Python é desenvolvido pela Python Software Foundation, mas conta com apoio oficial da Microsoft a partir do fornecimento pela gigante da tecnologia de plugins de apoio para desenvolvimento do código no Visual Studio, tudo de forma gratuita.

TypeScript

O TypeScript é uma linguagem de programação de código aberto desenvolvida pela Microsoft, utilizada como uma extensão do escopo do JavaScript com funções como tipagem estática de elementos. Ela é utilizada em projetos da empresa mantenedora do Windows como os programas integrantes do pacote Office 365.

Continua após a publicidade

VB.NET

O famoso Visual Basic .Net é uma linguagem de programação 100% orientada a objetos, criada e mantida pela Microsoft. Ela nasceu em 2001 como um substituto do Visual Basic 6.0, pegando as características do antigo código e fazendo eles serem aplicáveis em funções parecidas com opções mais populares na época, como o C++ e o Java — e, desde então, ela continua sendo uma opção muito presente no mercado de TI.

F#

Desenvolvida pela Microsoft em conjunto com a F# Software Foundation, a F# é uma linguagem de programação open-source que é utilizada principalmente para desenvolvimento Web, permitindo a criação de aplicativos de nuvem com códigos de fácil leitura e alta performance.

Continua após a publicidade

R

A utilização da linguagem de programação R na criação de aplicações de tratamento de dados chamou a atenção da Microsoft, que em 2015 comprou a Revolution Analytics, provedora de variados serviços relacionados a esse código, para introduzir em seus produtos opções mais robustas de análise e filtragem de informações — inclusive na nuvem pública do Azure.

T-SQL

O Transact-SQL é a extensão proprietária de SQL da Microsoft e da empresa de soluções digitais Sybase, utilizada nas interações entre programas das empresas e bancos de dados — permitindo nessas aplicações as funções básicas esperadas do SQL além de compatibilidade com demais softwares.

Continua após a publicidade

Java

O Java não é da Microsoft, mas assim como o Python, conta com o apoio da gigante da tecnologia a partir de diversas situações disponibilizadas para os usuários publicamente, como o Microsoft para Desenvolvedores Java, um repositório gratuito com vários detalhamentos sobre o funcionamento do código.

Fonte: Analytics Insight