Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quais áreas serão mais impactadas pela chegada do 5G em 2023?

Por| Editado por Claudio Yuge | 26 de Abril de 2023 às 21h00

Link copiado!

Reprodução/Freepik/DCStudio
Reprodução/Freepik/DCStudio

No último ano, o Brasil avançou na corrida para a chegada da rede 5G, com antenas sendo ativadas em todas as capitais do país. A internet móvel de quinta geração promete a conexão entre um número muito maior de dispositivos com baixa latência e cerca de 10 vezes mais rápida que a sua antecessora, 4G.

Em 2022, dados do Ministério de Economia, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), revelaram uma projeção de que o uso do 5G nas empresas, multinacionais e startups pode atingir R$ 101 bilhões até 2031, gerando mais de 22,8 milhões de empregos ao redor do mundo até 2025.

Diante deste cenário, a PiaR Group reuniu 15 especialistas para listar as áreas mais atingidas pela chegada da rede 5G em 2023, confira:

Continua após a publicidade

1. Games

O 5G chega para agregar ainda mais o universo gamer, é o que diz Yasmin Rodrigues, Game Producer do Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia. “As possibilidades com o novo potencial da conexão do 5G são inúmeras. Temos uma ascensão dos games em todos os aspectos de conexão com os servidores, tempo de download, Cloud Gaming — que se populariza como a mais nova biblioteca de games — e a elevação de nível nos jogos mobile com Realidade Aumentada”, explica.

Dentre as principais melhorias sentidas pelos usuários de jogos mobile estão uma melhor velocidade de download e baixa latência. Este último quesito consiste no tempo que leva entre o acionamento de um comando e a execução final, de maneira que quanto mais baixo for esse número, melhor.

“Atualmente, com a rede 4G, a latência é de 80 microssegundos — no 5G, diminui para 1 e 5 microssegundos. Pode parecer uma mudança pequena e sem importância, mas, para esses jogadores, transformará bastante suas experiências com os games e também suas funcionalidades, ajudando a popularizar ainda mais essa atividade e os apps de jogos”, observa Samir Iásbeck, CEO e fundador da Qranio.

2. Varejo

Em um mundo cada vez mais conectado, o 5G vai ampliar o uso da Inteligência Artificial (IA) e da Internet das Coisas (IoT). Para os consumidores, o avanço dos produtos interconectados torna as experiências de compra mais completas, enquanto os e-commerces terão novas oportunidades e facilidades em etapas burocráticas, como o pagamento, por exemplo.

Para Jefferson Araújo, CEO da Showkase, realidade virtual, lives commerce, metaverso e muitas outras tecnologias serão facilitadas com o 5G. “É hora dos executivos se atentarem às tendências e possibilidades que dão match com o seu público-alvo. Por isso, traçar caminhos estratégicos e inovadores é crucial em 2023, afinal o 5G traz benefícios para todos”, complementa.

Continua após a publicidade

3. Educação

O setor educacional passou por algumas mudanças nos últimos anos, principalmente devido a popularização do ensino à distância (EAD) e dos aplicativos que auxiliam no aprendizado. Com acesso a outras soluções tecnológicas, como IA, big data e realidade virtual, a expectativa é que o setor alcance novos patamares.

“Nesse cenário, a chegada do 5G trará um enorme avanço ao melhorar a velocidade de conexão. Será possível utilizar inovações como sistemas tutores inteligentes afetivos para dar aos alunos experiências mais diferenciadas, personalizadas e acessíveis com relação ao ensino”, analisa Mateus Magno, CEO da Sambatech.

4. Indústria

Continua após a publicidade

Para Bruno Zabeu, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Universal Robots na América do Sul, a conexão 5G permitirá que a indústria atue de maneira mais rápida e desenvolva ferramentas ainda mais automatizadas. “A tecnologia vai permitir uma comunicação mais veloz entre máquinas, sistemas e robôs, e nesse cenário, a teleoperação ganhará força, permitindo que a maneira de operar cobots seja ainda mais fácil", afirma.

No caso da indústria gráfica, a chegada da internet móvel de quinta geração vai permitir a otimização de processos e um acompanhamento mais personalizado dos clientes, conforme afirma Gregory Goris, diretor de Tecnologia da Printi. "(...) a tecnologia deve ser usada em cada etapa para que as entregas superem sempre às expectativas, fazendo com que seja a melhor experiência no e-commerce e mobile experience. Com isso, além da fidelização de clientes, as empresas ganham em sustentabilidade, ao evitar o desperdício de materiais”, ressalta Gregory.

Ainda sobre atendimento personalizado, Ana Dullius, Diretora de Comunicação e Marketing da Run More, ressalta que o 5G possibilita a melhora nas plataformas de e-commerce e no atendimento ao cliente, tornando a experiência do público mais personalizada. "Com o grande avanço dos smartphones, as telas têm proporcionado mais nitidez e vivacidade", afirma Ana.

Seguindo no tema da indústria têxtil, Juan David Gómez Valencia, diretor comercial da Texneo, revela que a inovação está presente em todo o complexo do setor, sendo necessário para os avanços tecnológicos nas empresas. "A evolução da tecnologia permite agilidade em todo o processo, melhoria na qualidade do produto, evolução no atendimento, (como o uso da tecnologia 3D para apresentação de produtos), desenvolvimento de tecidos inteligentes, além da redução de impactos ambientais", afirma.

Continua após a publicidade

5. Saúde

Após a pandemia de covid-19, o setor de saúde passou por um processo de digitalização, que deverá ser potencializado pela chegada do 5G, conforme explica André Brandão, CEO da Medictalks. “Telemedicina, exames e outras ferramentas ficarão mais ágeis com o uso da quinta geração de rede de internet móvel. Assim, os pacientes e profissionais da saúde serão beneficiados, já que muitos processos vão ser otimizados”, afirma.

“A inovação é uma grande aliada por oferecer a redução do tempo de permanência do paciente em clínicas, hospitais e pronto atendimentos. Com essa nova tecnologia, será possível melhorar ainda mais nossos serviços e oferecer uma experiência em saúde mais humanizada”, diz Cadu Lopes, CEO da plataforma Doctoralia. Ele afirma que o avanço dessa tecnologia irá proporcionar uma agilidade e eficiência quanto ao agendamento online e teleconsultas.

Para Carlos Braga, CEO da healthtech Bio, o 5G vai alavancar o crescimento das empresas que investem em tecnologia para um melhor atendimento aos usuários de planos de saúde. "Com o avanço do 5G, a tendência é que cada vez mais as empresas e operadoras de saúde invistam em novas soluções para participar de forma mais ativa na jornada dos usuários. Acreditamos em um futuro em que a saúde seja mais igualitária porque hoje em dia muitas pessoas não têm um médico de referência”, explica.

Continua após a publicidade

6. Inteligência Artificial

Segundo Florêncio Ponte Cabral Jr, CEO da Virtus Automation & IA, a rede 5G permite o compartilhamento de dados em tempo real, proporcionando mais eficiência para o uso da inteligência artificial, tanto no setor público quanto no privado. "Com o 5G, poderemos receber notificações em tempo real sobre possíveis defeitos em equipamentos, ineficiências em processos corporativos e também na gestão de equipamento público", exemplifica.

7. Construção Civil

Continua após a publicidade

Segundo Vinicius Callegari, Co-fundador da GaussFleet, a construção civil também foi beneficiada pelo avanço tecnológico.

“No canteiro da obra ou mesmo em toda nossa plataforma, a depender da conexão com a internet, é possível monitorar e descarregar as informações captadas pelos rastreadores inteligentes (como funcionamento de motor e dos implementos, por exemplo), processo de identificação do motorista, que aliados ao geoprocessamento digital das áreas produtivas e improdutivas da obra, integrado ao planejamento, geram informações e insights que ajudam na tomada de decisão com relação ao avanço da obra versus o planejado”, explica.

8. Finanças e formas de pagamento

Para as fintechs, o 5G traz rapidez em diversos processos e isso facilita a criação de novos produtos que proporcionam um melhor atendimento e novos meios de pagamentos, é o que diz Pedro Santiago, CEO da Idez.

Continua após a publicidade

9. Eventos

Após um período difícil durante a pandemia de covid-19, o setor de eventos teve que se reiventar. “Com o avanço do 5G, o que antes parecia algo de outro mundo, agora é realidade porque temos soluções tecnológicas cada vez mais avançadas que nos trazem dados, orçamentos, ferramentas de interação e tudo o que é necessário para a organização de eventos. Além disso, temos profissionais qualificados nesse desafio de trazer as melhores experiências para engajar os mais diversos públicos e toda a comunidade”, finaliza Camila Florentino, CEO da plataforma Celebrar.

Fonte: CNN