Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

47 das 70 maiores economias do mundo agora têm redes 5G ativas

Por| Editado por Claudio Yuge | 24 de Abril de 2023 às 21h30

Link copiado!

Reprodução/rawpixel.com
Reprodução/rawpixel.com

A internet de 5ª geração atingiu um ponto de virada global, sendo ativada em 47 das 70 maiores economias do mundo — elencadas com base no Produto Interno Bruto (PIB) —, conforme demonstra um levantamento da VIAVI Solutions Inc. A sétima edição do "The State of 5G" revelou que existem 2.497 cidades no mundo com redes comerciais 5G, em 92 países.

A pesquisa ainda apresenta outras grandes tendências relacionadas às implantações 5G. Em 2022, pela primeira vez, os Estados Unidos superou a China, alcançando o primeiro lugar no ranking de países com mais cidades 5G.

Os EUA apresentaram um crescimento de 69% em relação ao número de cidades 5G, saindo de 297 para 503, enquanto a China permanece com as 356 desde 2021. Apesar de ter perdido em quantidade, a China continua à frente nas outras métricas-chave, como a amplitude de cobertura 5G, velocidade de dados, número de assinantes e estações base implantadas.

Continua após a publicidade

5G "puro" ganha força ao redor do mundo

As redes 5G standalone (SA) são aquelas construídas usando um novo núcleo 5G, ou seja, operam de maneira independente da infraestrutura 4G existente. Essa modalidade, também chamada de "5G puro", está ganhando espaço ao redor do mundo e oferece uma gama mais ampla de usabilidade, além de mais modelos de monetização, se comparadas às redes non-standalone (NSA).

Apesar de não ter aparecido na pesquisa, o Brasil apresentou uma crescente na liberação das redes para a ativação do 5G puro nas cidades brasileiras. No último mês, a Anatel liberou o sinal de internet móvel para mais 347 municípios. A ativação da conexão fica de responsabilidade da operadora de telecomunicações.

A internet de 5ª geração como um acontecimento global

Para Sameh Yamany, CTO da VIAVI Solutions, o ano de 2022 foi um período de graduação do 5G pelo mundo. “A rede evoluiu de um fenômeno dos mercados desenvolvidos para um acontecimento global", afirma. Segundo a executiva, em nível técnico, o crescimento da rede 5G standalone expandiu os recursos e a expectativa é de redes e negócios mais sofisticados.

"No próximo ano, o foco principal será a qualidade da rede e o desenvolvimento adicional das tecnologias Open RAN – e faremos nossa parte para garantir que elas sejam o mais bem-sucedidas possível", conclui.

O infográfico “The State of 5G” está disponível para download no site da empresa.