Publicidade

Profissionais com habilidades em IA podem ganhar até 56% a mais; saiba por que

Por  | 

Compartilhe:
Sigmund/Unsplash
Sigmund/Unsplash

O mercado de trabalho tem valorizado cada vez mais profissionais com competências em inteligência artificial. Um estudo global da PwC aponta que trabalhadores habilidosos em IA podem receber até 56% a mais no salário mensal.

A pesquisa analisou anúncios de vagas em 28 países, incluindo o Brasil. Segundo o levantamento, o impacto positivo nos salários aparece inclusive em cargos que tendem a ser parcialmente automatizados.

Vagas que exigem IA cresceram 4 vezes

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

No Brasil, o número de vagas relacionadas à inteligência artificial saltou de 19 mil, em 2021, para 73 mil em 2024, um aumento de quatro vezes, segundo a PwC.

A demanda por profissionais com habilidades em IA não se limita ao setor de tecnologia. No país, as áreas com maior procura são:

  • Informação e comunicação;
  • Atividades científicas e técnicas;
  • Manufatura.

No cenário global, o setor financeiro também aparece entre os mais interessados em especialistas em inteligência artificial.

Por que esses profissionais são tão atrativos?

O uso da IA como ferramenta de automação e agilidade aumenta a adaptabilidade dos profissionais e ultrapassa as habilidades tradicionais de cada cargo.

Conhecimentos em engenharia de prompt, pensamento crítico, análise e revisão de resultados de IA tornaram-se competências altamente desejadas em diversos setores, elevando a competitividade dos candidatos e contribuindo diretamente para salários mais altos.

Leia mais:

Continua após a publicidade

VÍDEO: Por que VOCÊ deveria DEIXAR o seu CELULAR VIRADO com a tela pra baixo