Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cursos grátis de tecnologia | Programação, inteligência artificial, dados e mais

Por| Editado por Claudio Yuge | 30 de Janeiro de 2023 às 12h00

Link copiado!

lookstudio/Freepik
lookstudio/Freepik

Um estudo realizado pela plataforma Empregos.com.br, revelou que três a cada quatro profissionais (77,2%) desejam mudar de carreira em 2023. A partir deste cenário, empresas e instituições estão oferecendo capacitações no setor de tecnologia da informação, incluindo formações em programação, inteligência artificial e dados.

Confira os cursos desta semana no Canaltech, a seguir;

Imersão Dev — Alura

Continua após a publicidade

A Alura, ecossistema de aprendizado em tecnologia, anunciou a nova edição de seu curso online e gratuito para quem busca começar a carreira em programação: a Imersão Dev. A iniciativa conta com cinco aulas que acontecerão de 30 de janeiro a 3 de fevereiro às 19h, além de uma live de encerramento, no dia 6 de fevereiro. Os interessados poderão se inscrever até o dia 29 de janeiro, pelo site da Alura. O curso não exige pré-requisitos para participação ou restrição de idade.

Escola T.EX - Technology Experts

A Escola T.EX - Technology Experts anuncia o lançamento de mais de dez cursos livres gratuitos para profissionais que queiram ingressar na área ou fazer uma transição de carreira. Os conteúdos exclusivos podem ser acessados imediatamente e apresentam certificado de conclusão.

Dos cursos disponíveis, destacam-se: Lógica de Programação; Metodologia Ágil com Scrum; UX – User Experience; Carreira de DEV; Carreira de Dados; Carreira de Produtos; Carreira de Arquiteto Cloud; Carreira de Segurança da Informação; entre outros.

No ano passado, a iniciativa ofereceu 20 bolsas de estudos exclusivas para pessoas negras ou LGBTQIA+ com renda mensal de até R$ 2 mil. Os interessados podem conferir mais informações através da plataforma da T.EX.

PUCRS e SOFTEX

O Projeto Grace é uma iniciativa promovida pela SOFTEX em parceria com a PUCRS que visa capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica em cursos de TI, oferecendo seis bolsas de estudo integrais. Os selecionados poderão escolher entre os cursos de graduação da área, incluindo Ciência da Computação, Ciência de Dados, Engenharias e Sistemas de Informação — oferecidos pela Escola Politécnica da PUCRS.

Para participar, os candidatos devem: possuir renda familiar de até 3 salários-mínimos mensais brutos; ter cursado ensino médio em escola pública ou privada com bolsa integral; apresentar as documentações citadas no edital; ser aprovado no concurso vestibular de qualquer um dos cursos presenciais de TI da escola, no segundo semestre de 2023.

Continua após a publicidade

As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de janeiro pelo site do projeto.

Sirius Educação

Com o avanço da inteligência artificial (IA), a Sirius Educação anunciou que está com inscrições abertas para o bootcamp gratuito de IA. O curso acontece de 7 a 9 de fevereiro, de maneira remota, às 19h. Os alunos irão aprender conceitos e ferramentas básicas para entender o estado da arte da IA generativa. Saiba mais pelo site do bootcamp.

{reprograma}

Continua após a publicidade

A {reprograma} é uma iniciativa para introduzir mulheres em situação de vulnerabilidade no mercado da programação, priorizando negras, trans e travestis. O programa está com 40 vagas abertas para seus dois novos cursos: Front-End e Back-End.

Ambas as oportunidades são gratuitas, online e destinadas às mulheres de todo o Brasil, acima de 18 anos, com pouco ou nenhum conhecimento em programação e ensino médio completo — sendo este último requisito não obrigatório para mulheres trans e travestis. As interessadas podem se inscrever até o dia 3 de fevereiro, pela página da reprograma.