Prefeitura de São Paulo fecha acordo de R$ 15 milhões com Microsoft

Por Redação | 29.03.2017 às 09:17

Pelo visto, a polêmica com a Amazon foi apenas o início da relação entre o prefeito de São Paulo, João Dória Junior (PSDB), com o mundo da tecnologia. Desta vez, porém, não há troca de farpas, mas de esforços. A prefeitura da maior cidade do país fechou um acordo com a Microsoft para a capacitação de alunos da rede pública municipal de ensino. A parceria terá validade de cinco anos com um investimento de R$ 15 milhões.

De acordo com o site oficial da prefeitura, o objetivo é “oferecer a alunos e professores acesso às plataformas educacionais da empresa, além de ofertas de capacitação e doação de softwares”. Para isso, a Microsoft se comprometeu em doar acesso a pacotes Office 365 Educacional e outros programas educativos. Dessa forma, os estudantes terão acesso a programas como Word, Excel, PowerPoint e OneNote. Além disso, eles receberão acesso ao Microsoft Virtual Academy, que oferece cursos e ferramentas de desenvolvimento gratuitamente.

Mantendo seu discurso de administrar uma cidade como uma empresa, Doria quer fazer até mesmo com que as crianças se tornem “empreendedores em miniatura”. Segundo a administração municipal, o acordo inclui “programas de estímulo a criação de ideias inovadoras e a geração e desenvolvimento de startups” para alunos do ensino fundamental, ou seja, crianças a partir dos seis anos de idade. “A empresa oferecerá ferramentas para postagem de conteúdos, elaboração de aulas, sites, blogs, fóruns de discussão e avaliações, além de permissão para uso gratuito do Microsoft Imagine, software de desenvolvimento e design de programas”, descreve a prefeitura.

Ainda assim, trata-se de um passo importante para a inclusão digital. Ao todo, a estimativa é que mais de 422 mil estudantes sejam beneficiados, além de quase 59 mil professores.

Por fim, a prefeitura de São Paulo também confirmou que alguns desses programas da Microsoft serão doados a organizações não governamentais (ONGs) consideradas parceiras do município e com foco em alfabetização em informática.

Via: Prefeitura de São Paulo