Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que investir no aprendizado contínuo em escala para a área de TI?

Por| 15 de Outubro de 2020 às 10h00

Link copiado!

 Headway/Unsplash
Headway/Unsplash

De acordo com um levantamento do Google, a procura por cursos de especialização a distância teve um crescimento de 130% desde o início do período do isolamento social.

Instituições como a Fundação Getúlio Vargas também apresentaram aumento na demanda por cursos rápidos, gratuitos e online. A FGV registrou alta de 400% na busca pelo ensino EAD nos meses de abril e maio de 2020. A forma como lidamos com a educação, principalmente durante e pós-pandemia, mudou bastante. A tecnologia se tornou o principal condutor para esta transformação digital.

O interesse pelo aprendizado online refletiu em números: segundo o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), 466 mil novos certificados foram emitidos no Brasil em setembro de 2020, o que representa um aumento de 83% na comparação com 2019. O crescimento de lives, webinars e a disponibilidade de assuntos nos facilitou acesso rápido e fácil a conteúdos produzidos no mundo todo.

Continua após a publicidade

Um dos fatores que proporcionou este aumento foi a adesão de muitas empresas ao home office. Isso trouxe mais facilidade no dia a dia de algumas pessoas, com a redução do tempo para ir ao trabalho, por exemplo. Só na cidade de São Paulo, a média de deslocamento é de 2 horas e 43 minutos, de acordo com dados da Pesquisa de Mobilidade Urbana na cidade, feita pelo Ibope.

Considerando que os cursos de pós-graduação tem uma carga horária de no mínimo 360 horas, o paulistano deve perder mais de 619 horas em deslocamento em 2020, considerando 253 dias úteis este ano. Logo, fica evidente que o tempo perdido em trânsito impacta diretamente na educação.

Defendo que a base de qualquer empresa que queira atingir um grau de excelência (e entregar resultados com mais qualidade nas entregas) é saber investir nos seus talentos e saber retê-los da melhor forma. Além de proporcionar cursos de graduação, pós-graduação e certificações, é necessário investir também na troca das informações de todo o time, como a realização de debates e webinars sobre os mais diversos temas.

Quando as organizações investem na capacitação do seu time, além de trazer desenvolvimento profissional, com o aumento da produtividade e fomentar a busca por maiores desafios, elas também dão oportunidades de aprender novas técnicas, aperfeiçoar o trabalho e com isso também diminui o turnover entre o time.

Continua após a publicidade

É essencial que as organizações busquem alternativas para cada vez mais trazer flexibilidade no ambiente de trabalho, buscando o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos colaboradores. Isso vai desde regimes híbridos de trabalho, contato com times de outros estados e países, talks, cursos, parcerias, entre outros benefícios. Empresas que investem e apoiam a cultura do aprendizado tem 30% mais chances de se tornarem líderes de mercado.

O continuous scale learning, ou aprendizado contínuo em escala (em tradução livre), faz com que o time esteja preparado para lidar com as dificuldades de forma mais criativa, já que, com treinamentos e compartilhamentos de informações com a equipe, é possível antecipar problemas e pensar em soluções com mais agilidade — além de trazer melhor qualidade no atendimento, o que resulta em uma empresa mais organizada, competitiva e, consequentemente, mais rentável.