Pane global da AWS é resolvida: entenda o que aconteceu nesta segunda (20)
Por Bruno De Blasi |

A pane geral da Amazon Web Services (AWS) chegou ao fim na noite desta segunda-feira (20). Em nota, o provedor de computação em nuvem explicou que um problema de DNS e outros incidentes paralelos desencadearam a falha global que derrubaram serviços da Amazon e de outras empresas ao longo do dia.
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O comunicado de resolução foi divulgado às 19h53 no horário de Brasília, quase 15 horas depois da abertura do chamado.
Com a resolução do incidente, serviços da Amazon e de outras empresas começaram a retornar à normalidade. Por outro lado, algumas aplicações ainda podem apresentar problemas como consequência do bug de ontem.
A seguir, confira:
- O que aconteceu com a AWS?
- Linha do tempo da pane
- Quais foram os impactos da falha?
- O que é AWS? E por que tantos apps caíram?
O que aconteceu com a AWS?
As falhas na AWS foram identificadas às 3h49 na região US-EAST-1, mais propriamente na Virginia (Estados Unidos).
De início, a Amazon informou que havia uma falha de DNS, mecanismo que “traduz” nomes de domínio em endereços IP, no sistema de banco de dados DynamoDB. Isso significa que as instâncias e serviços da AWS não conseguiam “encontrar” o DynamoDB, mesmo que ele estivesse operacional.
O problema de DNS foi resolvido às 6h24. Porém, outros serviços da AWS apresentaram problemas na sequência, até serem restabelecidos por completo no fim do dia.
“Às 19h01 [horário de Brasília], todos os serviços da AWS retornaram às operações normais. Alguns serviços, como AWS Config, Redshift e Connect, continuam com um acúmulo de mensagens que serão processadas nas próximas horas. Compartilharemos um resumo detalhado da AWS após o evento”, diz o último comunicado.
Linha do tempo da pane
Veja a linha do tempo da pane geral da AWS:
- 03h49: início da instabilidade; 04h26: identificada uma falha de DNS no DynamoDB;
- 06h24: correção do problema de DNS e início de falhas internas no EC2;
- A partir das 10h: os problemas se espalham para Network Load Balancer, afetando Lambda, DynamoDB e CloudWatch;
- 13h38: recuperação dos balanceadores de carga e, em paralelo, a AWS reduz operações para estabilizar EC2 e Lambda;
- A partir das 16h: serviços voltam gradualmente;
- 18h01: todos os serviços normalizados.
Quais foram os impactos da falha?
Além de ferramentas da Amazon, como a Alexa, serviços de diversas empresas saíram do ar ou apresentaram algum tipo de instabilidade ao longo da segunda.
No setor bancário, por exemplo, os apps do Mercado Pago e do PicPay pararam de funcionar para uma grande parcela de clientes. Usuários também relataram dificuldade para usar serviços do Mercado Livre, iFood, Canva, Disney+, Slack, Zoom e muito mais.
Ainda não está claro o prejuízo que o incidente causou às empresas e à Amazon.
O que é AWS? E por que tantos apps caíram?
A AWS oferece uma plataforma de computação em nuvem para armazenamento, aprendizado de máquina, banco de dados, entre outros serviços. Assim, é possível utilizar as soluções sem a necessidade de uma infraestrutura própria, feita do zero, com redução de custos e escalabilidade global.
Por ser um dos principais players do mercado, a Amazon Web Services conta com grandes nomes em sua carteira de clientes. Entre elas, o Mercado Livre, PicPay, Nubank, Zé Delivery, Pinterest, Trello e Slack.
Dessa forma, por utilizar os serviços da gigante do e-commerce, essas empresas foram impactadas diretamente ou parcialmente pela falha generalizada. O impacto, no entanto, variou de acordo com as estruturas das companhias, considerando que muitas diversificam os provedores de cloud computing.
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