Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung lança assistente robô para concorrer com Amazon Echo

Por| 30 de Abril de 2016 às 16h29

Link copiado!

Samsung
Samsung
Tudo sobre Amazon

A Samsung aproveitou a ocasião da última Developer Conference para apresentar ao mundo o seu assistente pessoa Otto. Desenvolvido com base na plataforma ARTIK Internet of Things, o robozinho é uma espécie de Alexa com alguns conceitos extras.

Uma criação da divisão interna C-Lab, Otto vem equipado com microfones e alto-falantes , podendo responder prontamente a perguntas usuais como “Quais são as condições do tempo?” de forma muito semelhante ao que fariam Siri ou Alexa. Entretanto, o pequeno autômato também é capaz de controlar funções IoT (internet das coisas) pela casa, de luzes a termostatos.

Caras, bocas e passos de dança

Mas há uma óbvia vantagem expressiva do pequeno Otto em relação aos assistentes prestativo da concorrência. Por meio de um pequeno display frontal, o robô é capaz de recriar diversas expressões humanas, utilizadas para a comunicação.

Continua após a publicidade

Mas há também animações e efeitos variados, ativados conforme o contexto. Caso esteja chovendo, por exemplo, o display do assistente mostra pequenas animações de gotas de chuva – a fim de comunicar as condições do tempo. E caso isso ainda não seja suficiente para entreter o usuário, o robozinho ainda é capaz de dançar sacudindo a cabeça para cima e para baixo (quase um headbanger), no que se resume toda a extensão das suas habilidades físicas.

Reconhecimento facial

Distanciando-se novamente das propostas da Alexa e da Siri, Otto vem equipado com uma câmera de alta resolução capaz de reconhecer traços faciais e também de servir como dispositivo de vigilância. Neste último caso, o assistente pode enviar as imagens capturadas diretamente para a tela de um smartphone ou PC, onde é possível também definir o ângulo de filmagem.

Continua após a publicidade

Enfim, o novo robô prestativo mostra que a Samsung pretende mesmo brigar por um espaço no nicho promissor de assistentes baseados na internet das coisas. Entretanto, Otto se limita atualmente apenas a um único protótipo desenvolvido para servir de mostruário tecnológico, oferecendo um vislumbre das aplicações da ARTIK. Seja como for, resta saber como a noção de privacidade das pessoas processaria a ideia de um assistente robótico dotado de câmera HD... Por mais simpático que seja.

Fonte: Tech Times, YouTube (TeknoMap).