Samsung lança assistente robô para concorrer com Amazon Echo

Por Carlos Ferreira | 30 de Abril de 2016 às 16h29
photo_camera Samsung

A Samsung aproveitou a ocasião da última Developer Conference para apresentar ao mundo o seu assistente pessoa Otto. Desenvolvido com base na plataforma ARTIK Internet of Things, o robozinho é uma espécie de Alexa com alguns conceitos extras.

Uma criação da divisão interna C-Lab, Otto vem equipado com microfones e alto-falantes , podendo responder prontamente a perguntas usuais como “Quais são as condições do tempo?” de forma muito semelhante ao que fariam Siri ou Alexa. Entretanto, o pequeno autômato também é capaz de controlar funções IoT (internet das coisas) pela casa, de luzes a termostatos.

Caras, bocas e passos de dança

Mas há uma óbvia vantagem expressiva do pequeno Otto em relação aos assistentes prestativo da concorrência. Por meio de um pequeno display frontal, o robô é capaz de recriar diversas expressões humanas, utilizadas para a comunicação.

Otto

Mas há também animações e efeitos variados, ativados conforme o contexto. Caso esteja chovendo, por exemplo, o display do assistente mostra pequenas animações de gotas de chuva – a fim de comunicar as condições do tempo. E caso isso ainda não seja suficiente para entreter o usuário, o robozinho ainda é capaz de dançar sacudindo a cabeça para cima e para baixo (quase um headbanger), no que se resume toda a extensão das suas habilidades físicas.

Reconhecimento facial

Distanciando-se novamente das propostas da Alexa e da Siri, Otto vem equipado com uma câmera de alta resolução capaz de reconhecer traços faciais e também de servir como dispositivo de vigilância. Neste último caso, o assistente pode enviar as imagens capturadas diretamente para a tela de um smartphone ou PC, onde é possível também definir o ângulo de filmagem.

Enfim, o novo robô prestativo mostra que a Samsung pretende mesmo brigar por um espaço no nicho promissor de assistentes baseados na internet das coisas. Entretanto, Otto se limita atualmente apenas a um único protótipo desenvolvido para servir de mostruário tecnológico, oferecendo um vislumbre das aplicações da ARTIK. Seja como for, resta saber como a noção de privacidade das pessoas processaria a ideia de um assistente robótico dotado de câmera HD... Por mais simpático que seja.

Via Tech Times, YouTube (TeknoMap).

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.