Publicidade

OpenAI quer contratar Google Cloud e pode reduzir dependência da Microsoft

Por  • Editado por Bruno De Blasi |  • 

Compartilhe:
 Zac Wolff/Unsplash
Zac Wolff/Unsplash

A OpenAI pretende utilizar os serviços do Google Cloud para atender à crescente demanda por computação. De acordo com a agência Reuters, a parceria representa um passo significativo na relação entre empresas concorrentes e abre caminho para que a dona do ChatGPT diminua sua dependência da infraestrutura de nuvem da Microsoft.

As negociações entre a startup e o Google puderam ser concluídas em maio com objetivo de diversificar os recursos de computação utilizadas pela OpenAI.

Essa negociação só se tornou viável após a flexibilização, em janeiro, do acordo de exclusividade com a Microsoft para a construção da infraestrutura computacional da OpenAI. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Tal acordo entre as duas empresas existe desde 2019 e estabelece uma concessão exclusiva à Microsoft para fornecer infraestrutura computacional para a dona do ChatGPT. 

Segundo fontes ouvidas pela Reuters, as empresas ainda discutem uma revisão dos termos dos investimentos bilionários na startup, o que inclui uma possível participação acionária da Microsoft na OpenAI

Nenhuma das empresas comentou sobre a parceria, ainda de acordo com a agência de notícias. 

Negociação pode fortalecer Google contra Amazon e Microsoft

O acordo entre a OpenAI e o serviço de nuvem do Google representa os esforços em investimentos da Big Tech em tecnologia interna de inteligência artificial, hardware e software para superar concorrentes como Amazon Web Services e Azura que dominam o mercado. 

Contudo, a nova parceria pode trazer futuros problemas para o Google que apresentou dificuldades em atender às demandas de capacidade de clientes de nuvem no último trimestre de 2025, segundo a CFO da Alphabet, Anat Ashkenazi, em uma conferência de resultados em abril. 

Leia mais

Continua após a publicidade

VÍDEO: CELULAR SEGURO: o que é este app OFICIAL do governo?

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*