Publicidade

O que é o shutdown nos EUA que vai deixar servidores federais sem salário?

Por  |  • 

Compartilhe:
(Imagem: Reprodução/Unsplash/Connor Gan)
(Imagem: Reprodução/Unsplash/Connor Gan)

O governo dos Estados Unidos passa por um shutdown, uma paralisação temporária de serviços federais. O movimento começou à 0h01 desta quarta-feira (1º), após congressistas democratas e o governo republicano não chegarem a um acordo orçamentário. 

A falta de consenso entre os deputados do Congresso americano resultou na não aprovação do orçamento fiscal para 2026 e na suspensão de diversos departamentos federais, que só voltarão às atividades quando o pacote orçamentário for aprovado.

O último shutdown havia acontecido em 2019 e durou 35 dias. A atual paralisação é a 21ª desde 1976, quando o congresso americano promulgou o processo orçamentário atual. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Quais são as principais consequências do shutdown?

O Escritório de Orçamento do Congresso dos Estados Unidos (CBO, na sigla em inglês) apontou que, em caso de shutdown federal, cerca de 750 mil funcionários públicos poderiam ser afastados temporariamente por dia, impacto que recai diretamente sobre a folha de pagamento — com custo diário de compensação de US$ 400 milhões (R$ 2,12 bilhões), segundo o CBO. 

Durante a paralisação, a maioria dos servidores federais deve suspender suas atividades, com exceção daqueles envolvidos em serviços considerados essenciais para a proteção de vidas, propriedades ou em funções previstas em planos de contingência, como correios, exército e previdência social.

Os servidores afetados só receberão seus salários quando houver aprovação do orçamento, que precisa de 60 votos totais. Entre as exigências do grupo democrata para apoiar o pacote, está a prorrogação de programas de assistência médica próximos do vencimento.

Leia mais:

VÍDEO: Apple vs Samsung- o que a guerra dos consoles nos ensina sobre concorrência