O que é e como usar o Google Acadêmico

Por Douglas Ciriaco

Google Acadêmico é um sistema do Google que oferece ferramentas específicas para que pesquisadores busquem e encontrem literatura acadêmica. Artigos científicos, teses de mestrado ou doutorado, livros, resumos, bibliotecas de pré-publicações e material produzido por organizações profissionais e acadêmicas, tudo isso é mais fácil de encontrar por aqui.

Da mesma forma que o sistema de buscas do Google convencional, o Google Acadêmico reúne diversas fontes em um só lugar. Além disso, por meio dele é possível localizar artigos, resumos e citações dos mais variados temas, desde que eles estejam disponíveis na web de alguma maneira.

Leia também: 5 aplicativos para Windows Phone que podem ajudar na hora do estudo

Este serviço também permite a você armazenar artigos científicos de maneira integral ou parcial em sua própria biblioteca ou na web. Por fim, ao acessar o Google Acadêmico você estará diante de um espaço em que a troca de informação é intensa, garantindo a você a ciência sobre os mais variados aspectos e as últimas novidades de qualquer área de pesquisa.

Relevância acadêmica

De modo geral, o Google Acadêmico funciona de um jeito bastante semelhante ao Google convencional. Isso quer dizer que ele vai apresentar os resultados das buscas de acordo com a sua relevância. Para isso, ele leva em conta itens como o autor, a publicação na qual a pesquisa foi divulgada, a frequência com que é citada em outras pesquisas e também o texto integral do artigo em questão.

Além da busca em si, o Google Acadêmico oferece a você alguns recursos extras para facilitar a sua pesquisa. Entre eles estão itens como “Minha biblioteca” e “Minhas citações”, que permitem a você reunir os seus conteúdos, facilitando com que sua pesquisa apareça nos resultados.

Como usar

Para usar o Google Acadêmico primeiramente acesse a página scholar.google.com. Lá, você vai encontrar uma interface bastante familiar, com buscador e tudo, então é só digitar em busca de algo.

Google Acadêmico

Da mesma forma que no Google convencional, aqui também é possível filtrar os resultados, algo essencial para aumentar a precisão da ferramenta. Por meio do painel localizado à esquerda da tela, você consegue delimitar um período de tempo da publicação, alterar a classificação dos resultados (por relevância ou por data) e também escolher pesquisar somente em português.

Google Acadêmico

Busca avançada

Além dos filtros, que ajudam a refinar as buscas já feitas, é possível usar o método de pesquisa avançada do Google Acadêmico. Para isso, clique sobre a seta presente no campo de busca e você verá a seguinte tela:

Google Acadêmico

Preenchendo ao menos alguns dos campos ali presentes é possível encontrar artigos científicos com ainda mais precisão. Você pode delimitar o período de publicação e também locais em que as pesquisas foram publicadas, por exemplo.

Minha biblioteca

A seção “Minha biblioteca” do Google Acadêmico serve para você reunir as suas publicações e também para salvar os resultados encontrados na busca com esta ferramenta. É um jeito prático de você reunir material para a sua pesquisa científica. Além disso, é possível importar artigos e trabalhos em que você foi citado.

Google Acadêmico

Minhas citações

Neste espaço ficarão reunidas todos os trabalhos científicos em que alguma pesquisa de sua autoria foi citada. É uma forma bem interessante, quase automática, de acompanhar trabalhos de alguma maneira influenciados por seus artigos e teses.

Para que isso funcione da maneira certa, é importante preencher corretamente todos os campos exibidos na seção “Minhas citações”.

Google Acadêmico

Assim, com tudo dentro dos conformes, fica fácil usar o Google Acadêmico tanto para encontrar itens necessários às suas novas pesquisas quanto verificar quem já usou os seus estudos de alguma forma para produzir novos conteúdos.

Leia também: Aplicativos escolares para iPad

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.