Nubank supera Santander e é 5ª maior instituição financeira do Brasil
Por Claudio Yuge | •
Falar sobre a maior instituição financeira do país pode ser uma tarefa mais complexa do que há alguns anos, já que padronizar certos elementos em instituições tradicionais e as fintechs pode ser um desafio. Mas um novo relatório da firma de consultoria de mercado UBS pode ser um bom termômetro do atual cenário. E, segundo o levantamento, o Nubank já tem uma base de clientes superior ao Santader, na quinta posição no Brasil, com algo superior a 64 milhões de usuários.
- Nucoin | Entenda para que serve a moeda digital própria do Nubank
- "Modo Rua": Nubank lança função que limita app fora de casa para evitar fraudes
Para chegar a esse resultado, o UBS partiu dos dados do próprio Banco Centra,l, que divulga um ranking trimestral de reclamações, já que essa lista traz também o total de clientes, a partir do Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS) e do Sistema de Informações de Crédito do Banco Central (SCR).
O CCS considera clientes com relacionamentos ativos no último dia do segundo mês do trimestre de referência, enquanto o SCR registra o total de clientes com operações ativas, de forma individualizada, entre o último dia do segundo mês do trimestre de referência. Para completar, o BC somente reconhece CPFs e CNPJs distintos, para evitar dupla contagem.
Quais são as maiores instituições financeiras do Brasil?
Segundo o UBS, aos cincos maiores bancos tradicionais no Brasil reúnem 480,1 milhões de clientes, o que representa 53% do total de usuários bancários do país — que tem 909,7 milhões de consumidores registrados em perfis de instituições financeiras.
A lista abaixo são dos chamados cinco bancos incumbentes com maoir número de clientes:
- Caixa: 148,3 milhões
- Bradesco: 101,8 milhões
- Itaú: 95,5 milhões
- Banco do Brasil: 73,6 milhões
- Santander 61,0 milhões
O UBS também considerou os chamados cinco principais neobancos ou fintechs, que, juntos, contam com 193,7 milhões de clientes (21% do total do país:
- Nubak: 64,8 milhões
- Original: 42,2 milhões
- Mercado Pago: 39,4 milhões
- PagBank: 25,9 milhões
- C6: 21,3 milhões
Dessa forma, é possível afirmar, a partir do ranking do UBS, que o Nubank superou o Santander e se tornou a instituição financeira com mais clientes no Brasil. O próprio Nubank divulgou esses números em sua página. “O Nubank nasceu para acabar com a complexidade do sistema financeiro e devolver às pessoas o controle sobre seu dinheiro. E ficamos felizes de estar chegando a cada vez mais pessoas: hoje, somos a quinta maior instituição financeira do Brasil em número de clientes, segundo informações do Banco Central”, destacou, lembrando que tem 70 milhões de clientes somando, além do Brasil, México e Colômbia, países em que passam por expansão.
Penetração de crédito das maiores instituições financeiras
Vale destacar que ter mais clientes não significa, necessariamente, que um banco lucra mais do que outro. Sua liquidez depende das taxas cobradas por serviços e produtos, a exemplo de linhas de crédito. Então, o levantamento do UBS também traz a penetração de crédito em cada frente.
Entre os chamados bancos incumbentes, os tradicionais, o estudo mostra que a Caixa fica em último, talvez por conta de sua maior parte de usuários serem consumidores apenas de benefícios sociais:
- Itaú (58%)
- Banco do Brasil (48%)
- Santander (42%)
- Bradesco (39%)
- Caixa
Entre as fintechs, o líder é o Nubank, sem surpresa por aqui:
- Nubank (51%)
- C6 (33%)
- Original (10%)
- Mercado Pago (10%)
- PagBank (1%)
“Os novos entrantes brasileiros têm tido muito sucesso em adicionar clientes às suas plataformas, embora a maioria deles ainda esteja nos estágios iniciais do negócio de crédito e precise ganhar importância”, complementa o UBS.