Publicidade

Nubank supera Santander e é 5ª maior instituição financeira do Brasil

Por| 24 de Outubro de 2022 às 15h41

Link copiado!

Divulgação/Nubank
Divulgação/Nubank
Tudo sobre Nubank

Falar sobre a maior instituição financeira do país pode ser uma tarefa mais complexa do que há alguns anos, já que padronizar certos elementos em instituições tradicionais e as fintechs pode ser um desafio. Mas um novo relatório da firma de consultoria de mercado UBS pode ser um bom termômetro do atual cenário. E, segundo o levantamento, o Nubank já tem uma base de clientes superior ao Santader, na quinta posição no Brasil, com algo superior a 64 milhões de usuários.

Para chegar a esse resultado, o UBS partiu dos dados do próprio Banco Centra,l, que divulga um ranking trimestral de reclamações, já que essa lista traz também o total de clientes, a partir do Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS) e do Sistema de Informações de Crédito do Banco Central (SCR).

O CCS considera clientes com relacionamentos ativos no último dia do segundo mês do trimestre de referência, enquanto o SCR registra o total de clientes com operações ativas, de forma individualizada, entre o último dia do segundo mês do trimestre de referência. Para completar, o BC somente reconhece CPFs e CNPJs distintos, para evitar dupla contagem.

Continua após a publicidade

Quais são as maiores instituições financeiras do Brasil?

Segundo o UBS, aos cincos maiores bancos tradicionais no Brasil reúnem 480,1 milhões de clientes, o que representa 53% do total de usuários bancários do país — que tem 909,7 milhões de consumidores registrados em perfis de instituições financeiras.

A lista abaixo são dos chamados cinco bancos incumbentes com maoir número de clientes:

  1. Caixa: 148,3 milhões
  2. Bradesco: 101,8 milhões
  3. Itaú: 95,5 milhões
  4. Banco do Brasil: 73,6 milhões
  5. Santander 61,0 milhões
Continua após a publicidade

O UBS também considerou os chamados cinco principais neobancos ou fintechs, que, juntos, contam com 193,7 milhões de clientes (21% do total do país:

  1. Nubak: 64,8 milhões
  2. Original: 42,2 milhões
  3. Mercado Pago: 39,4 milhões
  4. PagBank: 25,9 milhões
  5. C6: 21,3 milhões

Dessa forma, é possível afirmar, a partir do ranking do UBS, que o Nubank superou o Santander e se tornou a instituição financeira com mais clientes no Brasil. O próprio Nubank divulgou esses números em sua página. “O Nubank nasceu para acabar com a complexidade do sistema financeiro e devolver às pessoas o controle sobre seu dinheiro. E ficamos felizes de estar chegando a cada vez mais pessoas: hoje, somos a quinta maior instituição financeira do Brasil em número de clientes, segundo informações do Banco Central”, destacou, lembrando que tem 70 milhões de clientes somando, além do Brasil, México e Colômbia, países em que passam por expansão.

Penetração de crédito das maiores instituições financeiras

Continua após a publicidade

Vale destacar que ter mais clientes não significa, necessariamente, que um banco lucra mais do que outro. Sua liquidez depende das taxas cobradas por serviços e produtos, a exemplo de linhas de crédito. Então, o levantamento do UBS também traz a penetração de crédito em cada frente.

Entre os chamados bancos incumbentes, os tradicionais, o estudo mostra que a Caixa fica em último, talvez por conta de sua maior parte de usuários serem consumidores apenas de benefícios sociais:

  1. Itaú (58%)
  2. Banco do Brasil (48%)
  3. Santander (42%)
  4. Bradesco (39%)
  5. Caixa

Entre as fintechs, o líder é o Nubank, sem surpresa por aqui:

Continua após a publicidade
  1. Nubank (51%)
  2. C6 (33%)
  3. Original (10%)
  4. Mercado Pago (10%)
  5. PagBank (1%)

“Os novos entrantes brasileiros têm tido muito sucesso em adicionar clientes às suas plataformas, embora a maioria deles ainda esteja nos estágios iniciais do negócio de crédito e precise ganhar importância”, complementa o UBS.