Microsoft compra empresa de desenvolvimento de aplicativos multiplataforma

Por Redação | 25 de Fevereiro de 2016 às 10h20

Depois de vários rumores, a Microsoft confirmou a aquisição da Xamarin, empresa de desenvolvimento multiplataforma de aplicativos mobile. A compra revela que a companhia de Redmond segue interessada em conquistar uma parcela importante do mercado mobile, algo que não tem conseguido até agora com o Windows Mobile.

"Com o anúncio da aquisição vamos levar este trabalho muito mais longe para tornar melhores, mais integrados e contínuos os nossos serviços e ferramentas de desenvolvimento para programadores", declarou a Microsoft em comunicado. Conforme anunciado pela Xamarin, a empresa possui mais de 15 mil clientes, incluindo Bosch, Dow Jones, Flipboard, Kellogg, JetBlue, GitHub e a própria Microsoft.

A gigante dos softwares trabalhou em parceria com a Xamarin por vários anos. Algumas ferramentas desenvolvidas pela Xamarin trabalham em conjunto com o Microsoft Visual Studio, Office 365, Azure e o Enterprise Mobility Suite. Entre os serviços que a adquirida oferece está o Platform Xamarin, um software que estende a linguagem de programação C# para desenvolver aplicativos nativos para várias plataformas. Além do Platform Xamarin, também há o Xamarin Test Cloud, que permite testar apps em dispositivos; o Xamarin Insights, que é um serviço de análise; e o University Xamarin, que se trata de uma plataforma de aulas online.

É importante notar que a aquisição da Microsoft acontece em um momento que a empresa tem lançado cada vez mais aplicativos para o iOS e o Android. A empresa tem investido na biblioteca Apache Cordova com o objetivo de desenvolver mais apps para outras plataformas. No entanto, com a aquisição da Xamarin, este processo pode ser acelerado e mais novidades devem chegar aos principais sistemas operacionais móveis do mercado.

As empresas não revelaram o valor da transação, algo que só será possível conhecer na divulgação do próximo relatório financeiro da Microsoft.

Fonte: Microsoft

Fonte: http://thenextweb.com/microsoft/2016/02/24/microsoft-is-buying-xamarin-in-push-for-mobile-cross-platform-development/

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.