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Mercado Livre lança unidade B2B para empresas com descontos de até 50%

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Divulgação/Mercado Livre
Divulgação/Mercado Livre

O Mercado Livre anunciou nesta segunda-feira (22) o lançamento oficial do Mercado Livre Negócios, unidade voltada para o segmento B2B, que é o negócio entre empresas. A iniciativa tem como objetivo a facilitação de transações comerciais corporativas, incluindo compras por atacado.

A nova plataforma atende desde os pequenos empreendedores até grandes empresas e até órgãos governamentais, com condições exclusivas para compras com CNPJ. Clientes corporativos podem ter até 50% em descontos e preços de atacado mesmo em pequenas compras. 

Para ativar o perfil corporativo, a empresa precisa cadastrar um CNPJ válido no site (mercadolivre.com.br) ou migrar a conta pessoal para corporativa. 

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Além dos preços especiais, a plataforma oferece benefícios como custos de envio diferenciados, precificação inteligente com cálculo automático de impostos, gestão simplificada de compras com delegação de permissões para colaboradores e emissão garantida de notas fiscais.

O Mercado Livre Negócios oferece também acesso a vendedores qualificados com logística ágil, dos quais 74% dos pedidos são entregues em até 48 horas, e um acesso a financiamento para os negócios via Mercado Pago.

A vice-presidente de marketplace do Mercado Livre, Roberta Donato, afirma que a empresa está “ocupando um espaço estratégico com uma oferta que traz mais conveniência para empresas que compram no atacado, aproveitando toda a força do nosso ecossistema”.

A unidade estava em fase testes desde outubro de 2024 e conta com mais de 4 milhões de usuários habilitados na América Latina. O Mercado Livre Negócios está disponível no Brasil, Argentina, México e Chile.

Impacto no mercado

O lançamento da plataforma mostra uma aposta estratégica da empresa no B2B. De acordo com a Statista, o segmento de vendas entre empresas movimenta um volume quatro vezes maior que o e-commerce B2C, voltado ao consumidor final. As projeções indicam ainda que para 2026 a tendência é que a diferença chegue a cinco vezes.

Para o Mercado Livre, o movimento diversifica a receita da empresa através de um público caracterizado por ticket médio mais alto, compras recorrentes, pedidos maiores e menores índices de devolução. 

A empresa, com isso, pode reduzir sua dependência do mercado consumidor tradicional ao mesmo tempo que pode fortalecer seu ecossistema de serviços.

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Para o mercado brasileiro, a iniciativa pode acelerar a digitalização de processos de compra corporativa, que hoje ou ocorrem em sua maioria de forma presencial ou por canais menos eficientes. O movimento também pressiona concorrentes para que desenvolvam soluções parecidas.

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