Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mais um Jeff: depois de Bezos, Amazon perde outro de seus principais executivos

Por| 24 de Fevereiro de 2021 às 13h05

Link copiado!

Pascal Rossignol/ Reuters
Pascal Rossignol/ Reuters
Tudo sobre Amazon

Depois de Jeff Bezos, outro dos mais graduados executivos da Amazon está deixando a empresa: o vice-presidente sênior Jeff Blackburn da companhia anunciou a sua saída por meio de um memorando interno enviado na última terça-feira ao principal grupo de líderes da gigante do e-commerce, conhecido como S-Team.

Blackburn trabalha na Amazon há 22 anos e ocupou diversos cargos de destaque na companhia, incluindo os serviços de streaming Prime Video e Amazon Music, a liderança da divisão de filmes Amazon Studios e ainda o setor de publicidade da companhia. No último ano, ele se encontrava em uma licença sabática. Considerado um dos homens de confiança de Bezos - e um de seus principais conselheiros - ele chegou a ser cotado como um de seus sucessores em potencial para ser o novo CEO da empresa. O escolhido, no entanto, foi Andy Jassy, que assume a função no terceiro trimestre, vindo da Amazon Web Services.

A saída de Blackburn mostra uma crescente rotatividade dos principais executivos da Amazon nos últimos meses. Antes dele e Jeff Bezos anunciarem suas saídas, Jeff Wilke, líder da divisão de negócios para o consumidor da companhia - e número 2 de Bezos - também anunciara em janeiro que estava se aposentando.

Continua após a publicidade

Linha de frente

A saída de Blackburn da Amazon é significativa. Além de ser um conselheiro próximo de Bezos, ele tem raízes profundas na companhia, conhecendo todos os seus meandros. Ele ingressou na varejista depois de trabalhar no IPO da empresa como banqueiro de investimentos júnior no Deutsche Bank.

“Eu fiz os modelos no Excel, escrevi partes do prospecto da AMZN IPO, entre outras tarefas.”, escreveu Blackburn no memorando de sua saída. “Uma das coisas que ficou comigo até hoje é que fui eu quem carregou todas as malas mais pesadas da equipe durante as nossas três semanas de viagem global [para fazer o roadshow aos investidores em potencial da empresa na época]. Entrei para a Amazon em tempo integral logo depois. Durante meus 22 anos, gostaria de pensar que nunca parei de ajudar a carregar aquelas malas mais pesadas”, acrescentou Blackburn.

Confira abaixo o memorando de sua saída, enviado ao S-Team e obtido pelo site do canal CNBC:

Continua após a publicidade

Jeff Bezos se pronuncia

Em resposta anúncio de Blackburn, Jeff Bezos afirmou:

"Do mercado e da publicidade ao lançamento do Prime Video e do Amazon Studios, você foi um construtor. E ajudou a todos nós em tudo - não apenas nas coisas que você liderou diretamente", disse Bezos." Você tem julgamento e seu ponto de vista nunca é redundante. Quando você fala, eu me pego inclinando-me e ouvindo com atenção - sempre. Obrigado por mais de duas décadas de liderança. Por nos obrigar a continuar explorando. Por carregar todas aquelas malas."
Continua após a publicidade

Embora Blackburn não tenha dito o que faria depois de deixar a Amazon, tudo indica que ele compartilhou seus planos com o ex-chefe:

"Embora não esteja totalmente pronto para ser compartilhado, jblack me manteve atualizado em seu próximo capítulo. E posso garantir que é um capítulo muito emocionante!"


O único Jeff remanescente

Ainda que Bezos tenha anunciado a sua saída do cargo de CEO da Amazon, o fato é que, ao contrário dos outros "Jeffs", ele continuará no dia a dia da empresa, ainda que sem a mesma assiduidade. Ele será o presidente do conselho da companhia, além de focar em projetos paralelos, mas, igualmente grandes.

Continua após a publicidade

Cofundar e comandar a Amazon permitiu a Bezos se tornar o homem mais rico do mundo, cujo patrimônio líquido é avaliado em quase US$ 180 bilhões.

Leia também:

Fonte: CNBC / Geekwire