Magalu e Americanas anunciam união de marketplaces antes da Black Friday
Por Marcelo Fischer Salvatico |

O Magazine Luiza e a Americanas anunciaram nesta terça-feira (18) que firmaram um acordo para integrar suas operações de e-commerce. O movimento estratégico, às vésperas da Black Friday, permite que as varejistas, historicamente concorrentes, vendam seus produtos na plataforma digital uma da outra.
- Cloud Futures 2025, da Magalu Cloud, discute IA e soberania digital em São Paulo
- Magalu Cloud apoia pesquisa que analisa custos de investimentos em cloud
A operação começa a valer imediatamente para a Americanas, que inicia as vendas dentro do site e aplicativo do Magalu a partir de hoje.
Já o caminho inverso deve ocorrer nas próximas semanas, quando o Magazine Luiza passar a ofertar seus produtos de estoque próprio (1P) no e-commerce da Americanas.
O foco do acordo é a complementaridade de catálogos. A Americanas entra com força em itens de alta recorrência, como alimentos, produtos de limpeza, higiene pessoal e utilidades domésticas.
Para o Magalu, a parceria preenche o espaço com categorias de bens duráveis nas quais lidera, como linha branca, eletrodomésticos, telefonia e móveis.
Operação logística e expansão
A integração utiliza a modalidade “ship from store” (envio a partir da loja, em inglês), e aproveita a capilaridade física das marcas para agilizar a entrega ao consumidor final.
Nesta fase inicial, o projeto piloto contempla produtos de 50 lojas físicas da Americanas, espalhadas em 15 capitais brasileiras.
As companhias pretendem escalar a operação rapidamente, com a meta de integrar todas as lojas da Americanas que possuem o serviço de entrega a partir da loja até dezembro deste ano.
O CEO do Magalu, Frederico Trajano, afirmou que a união de portfólios fortalece a operação omnichannel ao conectar as lojas físicas da Americanas ao marketplace da empresa.
Já segundo o CEO da Americanas, Fernando Soares, o destaque fica para a iniciativa de ampliar o sortimento e conveniência, indo “aonde o cliente está”.
Veja também: